Equipe baiana de futebol americano disputa tradicional competição regional com o apoio da Sudesb
Cavalaria 2 de Julho vai disputar o Torneio Velho Chico em Petrolina, Pernambuco, no próximo sábado, 07, torneio que já conquistou três vezes
O presidente da Cavalaria 2 de Julho e vice-presidente da Federação Nordestina de Flag Football (Feneff), Thiago Nascimento, fala sobre a próxima partida do time, que já conta, em seu histórico, com três títulos do Velho Chico Bowl e duas semifinais da fase Nordeste do Brasileiro, além de duas semifinais nacionais no flag football – modalidade sem todos os equipamentos – também da região Nordeste. “Os campeonatos nacionais por região têm como objetivo desenvolver e preparar os times desta região da parte de baixo do Nordeste para as competições nacionais”, diz.
Thiago reforça também a importância do apoio da Sudesb para o desenvolvimento da modalidade no estado, inclusive com o apoio através da concessão de transporte em outros oito momentos durante as disputas da fase regional nacional dos últimos dois anos, como nas semifinais da Conferência Nordeste que o time chegou até então. “O incentivo da Sudesb vai muito além da estrutura, ele representa confiança, fortalece a motivação dos atletas e reforça o orgulho de levar o nome da Bahia aos maiores palcos do esporte nacional”, afirma Thiago.
Flag Football nas Olimpíadas
A modalidade irmã do futebol americano, o flag football vai estar presente nos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles e com isso tem tido um crescimento exponencial no país, segundo Thiago. Ele conta que, no cenário regional, a fase Nordeste do Campeonato Brasileiro de Flag Football masculino saltou de 13 equipes em 2023 para 23 equipes em 2024 – duas da Bahia. Neste ano, pela primeira vez uma equipe feminina do estado vai participar da competição feminina.
“O flag football está crescendo, se consolidando e transformando vidas, e a Bahia está fazendo parte dessa história, inclusive, com a presença de um jogador baiano – o Felipe Índio – como o atual capitão da Seleção Brasielria de Flag Football, que vai em busca da classificação olímpica”, comenta o vice-presidente do Cavalaria 2 de Julho, cujo time de flag football já conquistou o vice-campeonato nacional da Taça Prata em 2023.
Ascom Sudesb
Madson Souza e Maurício Viana