Exposição sobre rezadeiras segue aberta para visitação em Petrolina (PE) até 5 de dezembro
A mostra fotográfica ‘Benza’ está com agendamento aberto para visitas mediadas de grupos escolares e instituições sociais
Por Adriano Alves
A exposição fotográfica “Benza”, que apresenta o universo das rezadeiras do Sertão de Pernambuco, segue aberta para visitação gratuita na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina (PE), até 5 de dezembro. Produzida em diferentes cidades sertanejas, a mostra da fotógrafa Karen Lima destaca a força e a permanência dessa tradição, acompanhada de trilha sonora, monóculos e recursos de audiodescrição. Além da visitação do público geral, a exposição também recebe agendamentos de visitas mediadas para escolas e instituições sociais, destinadas a grupos a partir de 11 anos.
Os grupos interessados nas visitas mediadas podem realizar o agendamento pelo e-mail producoespipa@gmail.com, informando número de participantes, faixa etária, data e horário desejados. As mediações contam com material complementar que pode ser utilizado por professores, educadores e facilitadores na continuidade do trabalho pedagógico.
Para Karen Lima, Benza é uma oportunidade de revisitar lembranças afetivas e, ao mesmo tempo, apresentar essa tradição às gerações mais jovens. “As fotografias dos rituais criam caminhos educativos cheios de possibilidades, que vão desde o entendimento das práticas das benzedeiras e da herança afro-indígena até o despertar do interesse por fotografia e arte. Os monóculos e a trilha sonora com cantigas e rezas ampliam ainda mais essa experiência”, destaca a fotógrafa.
A exposição é assinada pela Pipa Produções, com apoio da Prefeitura de Petrolina, e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Edital Lei Paulo Gustavo (LPG-PE).
Mais informações sobre a exposição estão disponíveis no Instagram do projeto @exposicao.benza e no perfil da fotógrafa @enquadros.
Serviço – Exposição Benza
Data: 19/11 a 5/12
Biblioteca Municipal Cid Carvalho, Petrolina-PE
Segunda a sexta – 8h às 21h
Sábado – 8h às 18h
Domingo – 8h às 14h