Grand Petit Terroir reforça o protagonismo dos produtos do Vale do São Francisco
Com o lançamento em Juazeiro, Sebrae Bahia e Prefeitura impulsionam o reconhecimento dos terroirs como motores da economia criativa e da identidade regional
Lançamento Grand Petit Terroir – Sebrae – Foto Ivan Cruz
Com um olhar voltado para o futuro e os pés fincados nas riquezas do Vale do São Francisco, Juazeiro foi palco, nesta terça-feira (21), do lançamento do Grand Petit Terroir, uma iniciativa pioneira do Sebrae Bahia, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, que promete impulsionar a região como um dos locais mais promissores do país na valorização dos terroirs, produtos com características únicas ligadas à sua origem, tradição e identidade cultural. O Grand Petit Terroir se desdobra em uma jornada que ocorrerá de 19 a 22 de novembro, com uma programação que inclui rodadas de negócios, feira de exposição, rodas de conversa com especialistas e atrações culturais.
O evento, realizado no auditório da Prefeitura, reuniu autoridades, produtores, empresários e lideranças do setor produtivo, em um momento simbólico de celebração e compromisso com o desenvolvimento sustentável e a economia de identidade do Vale. A proposta é que o projeto se torne um catalisador de negócios, certificações e experiências que conectem os saberes locais ao mercado nacional e internacional.
Durante sua participação por videoconferência, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, agradeceu ao prefeito Andrei Gonçalves pela acolhida e anunciou. “Em novembro, Juazeiro sediará pela primeira vez a reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia (CDE)”. Khoury também confirmou “a adesão dos estados de Sergipe e Alagoas à iniciativa, ampliando o alcance do projeto para todo o Nordeste”.
“Estamos felizes com a realização do Grand Petit Terroir, evento de iniciativa do Sebrae que envolve os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Nesse cenário, Juazeiro volta a ser destaque nacional, apresentando tudo que tem de melhor que são o seu povo, a cultura e os produtos oriundos da nossa terra, do campo e da nossa economia. Então, só posso dizer que Juazeiro está no caminho certo”, concluiu o prefeito Andrei Gonçalves.
A força simbólica do lançamento foi ressaltada pelo gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro. “Abençoada pelo Velho Chico, não me surpreende que a nossa bela Juazeiro seja premiada com tantas boas notícias. Acredito que os acontecimentos anunciados hoje representam uma oportunidade fantástica para, juntos, mostrarmos nosso potencial e nossas riquezas para o Brasil e para o mundo”.
O foco do Grand Petit Terroir é destacar os produtos de origem como vinhos, queijos artesanais, frutas, carnes caprinas e ovinas, carrancas, artesanato e gastronomia sertaneja, consolidando a região como um celeiro de criatividade, sabor e autenticidade.
Mais do que um evento, o Grand Petit Terroir nasce como um movimento de valorização da identidade produtiva e cultural do Vale do São Francisco, um território onde o sabor, o saber e o trabalho das pessoas se transformam em economia, história e orgulho regional.
A cerimônia contou ainda com a presença da equipe técnica do Sebrae Bahia, entre eles o gerente da Unidade de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização (UPEMI), Herbet Café, e o coordenador de Captação e Relação com Parceiros Estratégicos (CCRPE), Péricles Aquino. Participaram também a gerente do Sebrae em Petrolina, Mara Almeida, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Josival Barbosa, além de secretários municipais, empresários do agronegócio e representantes da imprensa regional.