Por Tony Martins
O Jequié venceu o Bahia de feira fora de casa por dois a um na noite de quinta-feira (29/01/2026). O triunfo conquistado na Arena Cajueiro em Feira de Santana deixou o time da Terra do Sol na terceira colocação do Campeonato Baiano com 7 pontos, numa recuperação sensacional, pois, antes deste triunfo a equipe ocupava as últimas posições na tabela.
Primeiro tempo com pouca inspiração
Apesar das duas equipes terem jogadores de boa técnica, a exemplo de Alex Cazumbá, Lucas Santos e Ronan pelo lado do Bahia de Feira, como também Diego Bolt, Nael e Thiago Recife no Jequié, o primeiro tempo foi marcado por muitas reclamações dos jogadores em relação a arbitragem e pouca criatividade. Vitinho perdeu duas oportunidades de abrir o placar em favor do Tremendão, enquanto o Jequié teve um chute perigoso com Nael, mas, o goleiro Alan colocou para escanteio. Só isso.
Simplesmente Zé
O Jequié foi superior ao adversário no segundo tempo, fazendo um a zero numa cobrança de penalidade máxima sofrida e convertida por Thiago Recife aos 5 minutos. Artur de cabeça empatou para o Bahia de Feira aos 16.
Zé garante triunfo com um golaço
Aos 24 minutos da segunda etapa o futebol, somente ele é capaz, proporcionou um lance de rara perfeição e beleza: Zé cobrou um escanteio e fez um gol olímpico para determinar a vitória do Jipão, fechando a quinta rodada do Estadual. Marielson Alves Silva foi o árbitro da partida.
Quinta rodada do Baiano causou reviravolta no G4.
Antes de começar a quinta rodada do Campeonato Baiano o G4 apresentava Bahia, Barcelona, Vitória e Porto. Contudo, a derrota do Vitória diante do rival Bahia, os triunfos de Galícia sobre o Atlético de Alagoinhas e do Jequié diante do Bahia de Feira, mexeram substancialmente a ordem de classificação:
O Bahia segue com 100% de aproveitamento com 15 pontos, O Barcelona do pragmático Paulo Sales com 8 pontos vem em seguida, fechando o G4 Jequié e Porto com 7 pontos cada.
Galícia é o quinto com 6 pontos e duas vitórias, o Leão da Barra fica na sexta posição com 6 pontos, mas, com um triunfo apenas. Jacuipense tem 6 é o sétimo e a Juazeirense ocupa a oitava posição, flertando o rebaixamento. Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas estão no Z2.