Meetup Summit Juazeiro discute caminhos para a inovação do agronegócio na região Norte da Bahia

Palestra Meetup Summit foto IVAN _CRUZ_020925_01955

Meetup Summit Juazeiro discute caminhos para a inovação do agronegócio na região Norte da Bahia

O encontro aproximou atores importantes para o desenvolvimento do setor no Vale do São Francisco

Por Por Carlos Humberto para ML Comunicação

O auditório 2 do Espaço Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, ficou lotado, na terça-feira (2), para receber a segunda edição 2025 do Meetup Summit, realizada na região Norte do estado.

Fruto de parceria entre o Sebrae e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo da Bahia, o encontro gratuito, voltado para empreendedorismo, inovação e networking, reuniu estudantes, professores, profissionais de diversas áreas, empreendedores de startups e empresários interessados em novas perspectivas para o desenvolvimento regional. A proposta foi discutir como a criatividade e a inovação podem gerar soluções práticas e sustentáveis, impulsionando a produtividade e ampliando as oportunidades no setor do agronegócio.

O Meetup Summit tem se consolidado como um espaço para troca de experiências, conexão entre diferentes áreas de atuação e fortalecimento do ecossistema de inovação no Vale do São Francisco, região referência nacional em produção agrícola irrigada, o que torna o evento mais relevante ao aproximar parceiros estratégicos, tecnologia, conhecimento e mercado, que estimulam novas ideias para o futuro do setor na região.

O gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, falou a importância do evento para a região. “Este Meetup Summit é um momento estratégico para o Vale do São Francisco. Ele mostra que inovação e empreendedorismo não são apenas conceitos, mas ferramentas reais para impulsionar o agronegócio e abrir novas oportunidades para nossa região. A parceria entre instituições, como a Secti e o Sebrae, fortalece esse movimento e garante que estudantes, professores, empresários e startups estejam conectados em torno de soluções que fazem a diferença. O Sebrae reafirma aqui o seu compromisso de apoiar quem busca crescer com criatividade, tecnologia e visão de futuro”, disse.

O palestrante Mateus Couto elogiou a iniciativa e falou, principalmente aos jovens presentes ao encontro, sugerindo que, além do diálogo como ferramenta para encontrar soluções, a proatividade é uma das habilidades que deve ser exercida para encontrar o sucesso profissional. “Percebo a região Norte da Bahia como um ecossistema pulsante que precisa de direcionamento para aumentar a competitividade e se tornar um polo de riqueza nacional, apontou”.

O estudante de Ciência de Dados da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Vitor Hugo, falou sobre a palestra. “Gostei bastante do tema e como ele foi abordado. É fato que o impacto da tecnologia afeta a produção ao impulsionar o agronegócio na região”, finaliza.

Camila da Silva Alves, estudante de Engenharia de Processos e Biotecnologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), classificou a palestra como inspiradora. “É incrível ver como as ideias podem se transformar em impacto real para os negócios e perceber a importância da inovação no setor. O que ouvi me motiva a pensar em novas soluções e buscar formas de aplicar criatividade e tecnologia juntos em projetos que realmente fazem a diferença”.

Um dos idealizadores do encontro, o professor-doutor Valdner Ramos, coordenador do Fruit Tech, classificou a atividade como altamente produtiva, com participação determinante de estudantes de várias escolas da região, e que, na sua opinião, atingiu todos os objetivos. “Acredito que todos nós que participamos da realização desse encontro ficamos satisfeitos com os resultados alcançados em mais de duas horas de conversa. Isso é um fato motivador para buscarmos mais informações em próximos eventos dessa natureza”, disse.

O professor-doutor Max Santana, mediador do encontro, fez a apresentação do Hack Fruit, jornada de desafios e soluções voltados para a fruticultura, envolvendo o público em geral, formado por alunos do ensino médio até o ensino superior e profissionais da área de Agronomia, Engenharia e Computação. Esse público, abrigado no Centro de Excelência de Fruticultura do Senar durante três dias, recebem assistência, mentorias e podem usar o laboratório e toda a infraestrutura do órgão para solucionarem os desafios propostos e indicar os possíveis caminhos que levem à solução. Será uma saudável competição que premiará os vencedores”.

O analista do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, coordenador do evento celebrou a boa receptividade da atividade. “Para o Sebrae, estar no Meetup Summit é reforçar o compromisso com o desenvolvimento do agronegócio no Vale do São Francisco. Esse encontro, realizado em parceria com a Secti, mostra a força da união entre instituições que acreditam no potencial da nossa região. Aqui, aproximamos estudantes, professores, empresários e startups em torno da inovação, mostrando que ciência, tecnologia e empreendedorismo são caminhos essenciais para fortalecer a competitividade e ampliar oportunidades. O Vale já é referência nacional em produção irrigada, e ao promovermos momentos como este, estamos investindo não só no setor, mas também nas pessoas que constroem o futuro do nosso território”, finalizou.

Estiveram presentes: a professora-doutora, Dinani Amorim, coordenadora do Espaço Colaborar, UNEB/Juazeiro; o professor-doutor Ricardo Amorim, coordenador do AgroLabs; o professor-doutor Valdner Ramos, coordenador do Fruit Tech; Max Santana, professor-doutor da Univasf; Edmundo Stiebler Franco Neto, superintendente adjunto do Senar, representando a FAEB/Senar; Josival Barbosa, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro; Cátia Souza, analista de inovação do Sebrae em Petrolina; Zacarias Ribeiro, diretor da Abrafrutas; Thyara Ribeiro e Iuric Pires, representaram a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Juazeiro, respectivamente.

Related posts

Resultados dos jogos desta terça-feira, 14/10/2025

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2927, e prêmio vai a R$ 40 milhões

Crianças em tratamento contra o câncer recebem festa no Hospital Dom Tomás