‘O Agente Secreto’ recebe quatro indicações ao Oscar e iguala recorde de ‘Cidade de Deus’

Wagner Moura é Marcelo em 'O Agente Secreto' — Foto Divulgação

Da Redação – com informações do G1 - Foto: Divulgação

O cinema brasileiro alcançou mais um marco histórico com as quatro indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar 2026. O longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, igualou o recorde de “Cidade de Deus”, que também recebeu quatro nomeações na edição de 2004.

A produção brasileira concorre nas seguintes categorias:

  • Melhor Direção de Elenco
  • Melhor Filme Internacional
  • Melhor Ator, com Wagner Moura
  • Melhor Filme

A cerimônia da 98ª edição do Oscar está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como em 2025, o evento será apresentado pelo comediante Conan O’Brien.

Além do destaque para “O Agente Secreto”, o Brasil também está representado na categoria de Melhor Fotografia. Adolpho Veloso é um dos indicados pelo trabalho no filme “Sonhos de Trem”, figurando entre os favoritos da disputa.

Enredo do filme

Em “O Agente Secreto”, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor que chega ao Recife em 1977, fugindo de ameaças sofridas em São Paulo, enquanto tenta reencontrar o filho. Ambientado durante o período da ditadura militar, o longa utiliza o carnaval e a paisagem urbana da capital pernambucana como pano de fundo para uma narrativa marcada por tensão, vigilância e conflitos pessoais.

Na edição anterior do Oscar, o Brasil conquistou sua primeira estatueta da história com o filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional.

 

Related posts

Jogos programados para este sábado, 31/01/2026

Resultados dos jogos desta quinta-feira, 29/01/2026

Jequié vence e entra no G4 do Baianão