Palestra abre as ações do Startup Day 2025 em Juazeiro, Norte da Bahia

Palestra abre as ações do Startup Day 2025 em Juazeiro, Norte da Bahia

Encontro realizado na UNEB reuniu alunos, professores, autoridades e especialistas do setor de tecnologia e inovação

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

O auditório do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS). da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Norte da Bahia, foi palco no último dia 22 de março da palestra “Startups e o ecossistema de inovação: conectando agronomia, biotecnologia e comunicação no agro”, que marcou a apresentação da 11ª edição do Startup Day, no Vale do São Francisco.

O Startup Day é um evento nacional idealizado pelo Sebrae Startups e cocriado com o ecossistema de inovação, reunindo grandes nomes do empreendedorismo para compartilhar conhecimento e experiências.

O evento é fruto de parceria do Sebrae com o Espaço Colaborar/UNEB/Juazeiro, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA), AgroLabs, FruitTech, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Faculdade de Petrolina (FACAPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), IF Sertão e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Juazeiro, e reuniu estudantes, professores, especialistas e representantes de entidades e órgãos. O titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia, André Pinho Joazeiro, participou de forma virtual e falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento da economia do Estado.

O consultor Guilherme Oliveira, cofundador do Juntos Coworking e especialista em inovação e tecnologia aplicada aos negócios, apresentou o tema da palestra. Oliveira elogiou a participação do público que estava ávido por novos conhecimentos. “O resultado do encontro satisfez positivamente a minha expectativa. Fico feliz em poder compartilhar um pouquinho da minha experiência para explicar como estão funcionando os ecossistemas de inovação da região Sul do país, especialmente em Passo Fundo, e contribuir para o desenvolvimento do Vale do São Francisco. Sei do potencial da região e até pretendo ficar mais uns dias para conhecer o mercado de exportação de frutas”, revelou.

No final da palestra, o consultor deixou uma dica para aqueles que desejam atuar neste setor que foca na resolução de desafios. “Para empreender nessa área, é preciso pensar muito mais no problema e não na solução. É ter a cabeça sempre aberta e voltada para os problemas e não imaginar que tem as soluções prontas”, alertou.

A professora-doutora Dinani Gama Amorim, da UNEB, destacou que a iniciativa foi incrível ao tratar de assuntos relacionados ao ecossistema com o qual trabalha. “O evento foi fantástico, o palestrante foi feliz ao abordar um tema que é o coração do nosso trabalho aqui no Espaço Colaborar da UNEB, que é unir o ecossistema para ter essa interação com todas as hélices. Então, ele atingiu exatamente o que a gente estava querendo e as nossas expectativas foram maravilhosamente atendidas”, comemorou.

O estudante de Ciências da Computação, da FACAPE, Pedro Lucas Barros, considerou a importância do encontro, porque pôde abranger várias áreas do conhecimento. “Essa palestra foi muito importante porque não se prendeu apenas ao tema da agronomia e ampliou o foco para a inovação e as tecnologias que podem ajudar em qualquer área do conhecimento. E isso me atingiu de forma positiva, pois trouxe novas perspectivas ao saber como a inovação tecnológica pode ajudar na minha área, que é a ciência da computação. Tenho certeza que a discussão do tema vai atender a minha expectativa acadêmica”, ressaltou.

O gerente-geral do Sebrae, em Juazeiro, Carlos Cointeiro, explica a importância da iniciativa para reunir pessoas a fim de pensar a inovação e idealizar formas práticas de transformar a realidade. “O encontro Startup Day é o momento que simboliza todos os movimentos de inovação no Brasil. Acontece em vários municípios do território nacional, e deve sempre sensibilizar e estimular as pessoas a pensarem na inovação como vetor de transformação do mundo. Então, cada dia mais a inovação e a tecnologia fazem parte dos processos de transformações do mundo. Com isso, existe a necessário de termos pessoas para pensar e materializar essas transformações, deixando à disposição para os pequenos negócios ofertarem a esses consumidores, altamente demandantes, as soluções que promovem as mudanças na sociedade”, finalizou o gestor.

Estiveram presente a 11ª edição do Startup Day, no Vale do São Francisco, a professora-doutora, Dinani Amorim, coordenadora do Espaço Colaborar, UNEB/Juazeiro, anfitriã do encontro ao lado do gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, a professora-doutora, Herbênia Cruz, coordenadora do Caerdes, representando a diretoria do DTCS do Campus III da UNEB; o vice coordenador do Espaço Colaborar UNEB/Juazeiro, Cecílio Bastos, representando a diretoria do DCH; o professor-doutor Ricardo Amorim, coordenador do AgroLabs; o professor-doutor Valdner Ramos, coordenador do FruitTech; Bruno Almeida, representante do Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR; o professor Nicolas Trigo representou o IF Sertão-PE; e o professor Ubirajara Lima Junior, representando o IF Sertão-BA.

Related posts

IEL promove palestra gratuita sobre Inteligência Emocional e Liderança Humanizada em Petrolina

Reta final do Brasileirão promete disputa acirrada por título, vagas continentais e fuga do rebaixamento

Jogos programados para esta sexta-feira, 07/11/2025