Parceria BNB/Sebrae leva o programa Desenrola Rural ao município de Sento-Sé

Parceria BNB/Sebrae leva o programa Desenrola Rural ao município de Sento-Sé

Atividade enriquecida com palestra sobre gestão financeira aconteceu na comunidade de Piri

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

Cerca de 40 produtores rurais da agricultura familiar da comunidade de Piri, no município de Sento-Sé, no Norte da Bahia, foram apresentados no último dia 15 ao Desenrola Rural do Governo Federal, programa de regularização de dívidas para homens e mulheres do campo. A iniciativa do Banco do Nordeste, em parceria com o Sebrae, teve o apoio da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca de Sento-Sé e sindicatos. Na ocasião, o Sebrae brindou a todos promovendo palestra com o tema “Gestão Financeira”.

A presidente da Associação de Pescadores e Agricultores de Piri, município de Sento-Sé, Maria Aparecida da Silva, reconheceu a importância do encontro e as informações trazidas pela palestra. “Vejo o Desenrola Rural do Banco do Nordeste como uma nova oportunidade para os pequenos produtores da nossa agricultura em situação de dívidas negociar seu débito e construir o caminho para se habilitar a novos créditos, com o objetivo de fazer prosperar o seu trabalho. Também fiquei satisfeita com o tema da palestra do Sebrae, que nos mostra o caminho para realizar o correto gerenciamento das nossas receitas”, afirmou.

A presidente da Associação da Comunidade de Mulungu, Ana Paula Santana Pesqueira, agradeceu a iniciativa dos parceiros: “Como presidente de associação da minha comunidade, fico feliz em contribuir para a realização desse encontro, de suma importância para todos nós. Conhecer o programa Desenrola Rural e nos alimentarmos dos conhecimentos trazidos pela palestra do Sebrae é muito prazeroso e enriquecedor. Agora, resta a todos nós sabermos fazer uso de tudo que aprendemos aqui hoje”, disse.

O agente de desenvolvimento do BNB Jorge Murilo considera que foi uma reunião muito produtiva. “Pudemos atender alguns clientes e deixamos um caminho aberto para prosseguirmos com o atendimento. O BNB, por intermédio do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial), traz ao produtor as informações do Desenrola Rural, visando à recuperação do crédito dos clientes e restabelecer a possibilidade de novos investimentos”, observou.

Para o gerente do BNB em Juazeiro, Hugo Taciano, o propósito de levar o programa aos produtores e produtoras da agricultura familiar “é uma medida do Banco do Nordeste para chegar mais perto das comunidades e com isso poder divulgar as vantagens do produtor e produtora em poder liquidar ou renegociar as dívidas com descontos que chegam a 80%, de acordo ao saldo devedor”.

Parceria

O representante do agente financeira acrescenta que, para isso, “a parceria com o Sebrae e com os sindicatos é de extrema importância, pois, além de falarmos sobre a possibilidade de liquidação de dívidas e possíveis novos créditos, temos a oportunidade de poder apresentar e isso o Sebrae faz muito bem nas palestras, quando trata da conscientização do crédito e do tratamento da propriedade rural como uma empresa”.

Representando o governo municipal, o secretário de agricultura Eron Schneider, celebra o encontro: “Hoje é um dia muito importante para os produtores rurais de Sento-Sé e região. O Desenrola Rural é um evento que vem para trazer soluções e oportunidades para os nossos agricultores e pecuaristas. Esse evento é resultado do esforço conjunto da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, e do BNB. Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento rural sustentável e em ajudar os nossos produtores a superar os desafios e a prosperar”.

O analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, coordenador do Circuito Agro e responsável pela palestra, enaltece o trabalho desenvolvido em conjunto com o agente financeiro, a prefeitura municipal e com a união das associações. Na sua opinião, é uma parceria que tem dado certo e se consolida a cada encontro: “Essa ação é construída conjuntamente, envolvendo os pequenos produtores dos municípios com o nosso apoio, visando conscientizar o homem e a mulher que está no campo, a fim de que possam se organizar melhor, ter um controle financeiro mais equilibrado e com isso, logicamente, consigam desenvolver o seu empreendimento e a sua propriedade e dessa forma adquirir as condições para gerar renda para manter a sua família, sem prejudicar a saúde financeira do negócio”, conclui Amaral.

Related posts

Grand Petit Terroir começa nesta quarta (19) e impulsiona valorização dos produtos de origem no Vale do São Francisco

Brasil encerra temporada contra a Tunísia em Lille

Resultados dos jogos desta segunda-feira, 17/11/2025