Polo da Faculdade Sebrae é lançado na Bahia
Unidade oferecerá cursos de MBA em educação empreendedora e gestão pública a professores e gestores público do estado
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
Educadores, gestores acadêmicos, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, dentre outras autoridades, participaram do lançamento do polo da Faculdade Sebrae na Bahia, na noite de terça-feira (28), na Chácara Baluarte, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. O novo polo estará integrado à rede educacional do Sebrae e oferecerá cursos de pós-graduação (Educação Empreendedora 5.0 e Gestão Pública Empreendedora) a professores e gestores públicos. O objetivo é formar líderes e profissionais capacitados, multiplicadores da educação empreendedora, aliada aos conceitos de liderança, inovação e sustentabilidade, na forma EaD e presencial.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, abriu a solenidade e falou sobre a satisfação de inaugurar a nova unidade acadêmica na Bahia. “A educação é algo permanente. E, com certeza, todos nós que estamos aqui, ocupando posições diferentes, devemos à educação muito do que somos. Estamos selando com chave de ouro este momento do Sebrae Bahia e, cada vez mais, construindo soluções para fortalecer o nosso estado, criando mais emprego e gerando mais renda”, comentou.
Convidada a se pronunciar sobre novo polo de educação empreendedora, a reitora da Universidade do Estado da Bahia, Adriana Marmori, afirmou que a instituição que dirige está à disposição para futuras parcerias. “Quero parabenizar a iniciativa e afirmar que o Sebrae possui os diferenciais para realizar esse trabalho da melhor forma. A Uneb está em todos os territórios da Bahia, aberta a parcerias, para que os jovens do estado tenham a perspectiva de um futuro melhor”, disse.
O reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, falou da alegria em participar do lançamento, cujo objetivo central é afirmar a importância da educação. “O Sebrae possui expertise absolutamente inquestionável para pôr em prática a faculdade e isso reforçará a formação de nível superior de um conjunto de pessoas que certamente irão produzir mais e melhor”, afirmou Miguez.
O evento contou também com a presença do diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, além de gerentes regionais e gestores de projetos da instituição.
Educação que transforma
Janaína Neves chamou ao palco a professora Bianca Barreto, criadora do Afrobeto, método antirracista de alfabetização, que compartilhou com todos como a educação empreendedora tem transformado a sua vida e a de seus alunos. “Sou técnica em refrigeração, educadora física, engenheira de produção, mestra em Educação e doutoranda em dança: a pró do Afrobeto. Se eu, funcionária pública, consigo lançar livretos do Afrobeto (receitas afrorreferenciadas, em braile, símbolos adinkra, personalidades negras) com recurso zero para alunos da rede pública, o que essa sala inteira conseguirá fazer se a gente se unir?”, disse a professora, ao conclamar as autoridades presentes a se tornarem parceiras da Faculdade Sebrae.
Outro exemplo de case bem sucedido a partir da educação empreendedora que falou aos presentes foi o CEO da ArejaBus, Leonardo Santiago. Após passar cerca de três horas trafegando em ônibus para ir de casa à escola, teve a ideia de criar um sistema de climatização natural por ventilação, que utiliza a própria movimentação do ônibus para gerar fluxo de ar no coletivo, evitando a sensação de abafamento. A solução tem sido implementada em Salvador e em outros estados, nas cidades de Osasco, Campinas e São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Petrópolis (RJ). “O desenvolvimento do ArejaBus não seria possível sem a educação empreendedora. Então, gestores abracem suas comunidades para gerar impacto social na cidade de vocês. Não só fazendo com que seus estudantes desenvolvam um negócio, mas também possam influenciar outras pessoas a mudarem suas vidas”, concluiu.