Prefeitura de Juazeiro celebra avanços na assistência social
Ascom PMJ - texto e fotos
Nos últimos quatro anos, Juazeiro conquistou diversos avanços para a assistência social. De janeiro de 2021 a dezembro de 2024, muitas ações foram implementadas para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, para a população LGBTQIAPN+, para a população negra e para proteção às mulheres, crianças e idosos, a fim qualificar e ampliar os serviços oferecidos para esses usuários.
Mulher e Diversidade
Ação pioneira da prefeita Suzana Ramos, a Casa da Mulher Rural foi criada para acolher as mulheres residentes no interior que precisam recorrer à sede do município para acessar serviços de saúde, assistência social ou previdência. “Eu sou uma mulher do campo e sempre vi a dificuldade de outras mulheres quando precisavam buscar atendimento de algum serviço na sede de Juazeiro. Muitas não conseguiam resolver suas demandas em apenas um dia e não tinham onde pernoitar, tomar um banho, fazer uma refeição. A Casa da Mulher Rural foi criada para oferecer esse acolhimento”, ressalta a gestora.
No intuito de promover a garantia do direito à união, a Prefeitura de Juazeiro passou a realizar o casamento coletivo. O evento anual acontece desde 2022, e vem realizando o sonho de casais héteros e homoafetivos. Já na área da diversidade, a Prefeitura de Juazeiro criou o Ambulatório Trans, que acompanha pacientes transexuais em hormonização assistida.
Empregabilidade
Por ser uma gestão que pensa no futuro e no desenvolvimento econômico e social da população, a gestão municipal vem também proporcionando a mudança de vida e o espírito empreendedor. Através do projeto técnico-social desenvolvido nos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida, já foram entregues mais de 1,3 mil certificados de cursos profissionalizantes, como o de maquiagem, manicure e pedicure, barbeiro, designer de sobrancelha, montador de sistema fotovoltaico, produção de doces, geleias e compotas, manutenção de smartphone e tablet, unhas de gel, entre outros. A população mais vulnerável também pode contar com bolsa de estudo na área técnica.