Sebrae celebra empreendedorismo feminino durante a INDEX  

Premio Sebrae Mulher de Negócios Foto Dario G. Neto

Sebrae celebra empreendedorismo feminino durante a INDEX  

Final da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconheceu a força da mulher empresária

Por Marcia Gomes para ML Comunicação

As finalistas da 21ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, etapa Bahia, emocionaram e se emocionaram, nesta quarta-feira (28), durante a cerimônia de entrega dos troféus, no auditório principal da INDEX, maior feira da indústria da Bahia, que acontece até esta sexta-feira (29), no Centro de Convenções de Salvador. Elas são mulheres que inspiram, transformam realidades e mostram o poder e o protagonismo do empreendedorismo feminino no estado. Este ano foram feitas 425 inscrições, o dobro do ano passado. Dentre esse total, 41 mulheres chegaram à final.

As premiadas revelaram a força dos seus negócios e trajetórias em 5 categorias, que tiveram como primeiras colocadas (ouro): Olímpia Gomes (Microempreendedora Individual – MEI); Juliana Dória (Produtora Rural); Joana Batista (Pequenos Negócios); Marina Moterle (Ciência e Tecnologia); e Simone Almeida (Negócios Internacionais) – veja lista completa abaixo. A seguir, elas irão disputar a etapa regional e, na sequência, a nacional. Com bom humor e leveza, a jornalista e empreendedora Thaic Carvalho foi a mestra de cerimônia.

Olímpia Gomes (ouro – MEI) celebrou a vitória obtida na competição. “Boa tarde senhoras e senhoritas. Perceberam que eu me direcionei apenas às mulheres? Como se sentiram, senhores? Excluídos? Na maioria das vezes é assim que nós mulheres nos sentimos. Mas estar aqui hoje nesse prêmio do Sebrae vai totalmente contra tudo isso”, comentou. Joana Batista (ouro – Pequenos Negócios) disse que receber o PSMN é muito mais do que reconhecimento. “É um marco na Made in Rudado Cosméticos. Agradeço ao Sebrae por acreditar e investir no sonho de todas as mulheres empreendedoras”.

Marina Moterle (ouro – Ciência e Tecnologia) disse que a primeira palavra que lhe veio ao preparar o texto de agradecimento foi gratidão. “Durante séculos nós mulheres fomos silenciadas, invisibilizadas e afastadas dos espaços de decisão, de poder e de acesso à inovação. Esse prêmio não é só meu. Ele é o reflexo de todas nós”, afirmou.

Já Simone Almeida (ouro – Negócios Internacionais) não pôde estar presente mas foi representada por Kate Souza, que leu sua mensagem de agradecimento. “Peço desculpas por não estar aqui em pessoa. Neste momento sigo em Manaus, em mais uma batalha para garantir esse projeto que pulsa na Bahia, terra que me acolheu e ensinou tudo sobre força, beleza e regeneração. Foi aqui que aprendi com as abelhas que não existe futuro sem cooperação”, observou. Juliana Dória (ouro – Produtora Rural) não pôde comparecer ao evento, mas a estatueta foi recebida por uma representante, para lhe ser entregue posteriormente.

O talento das mulheres empreendedoras da Bahia e do país foi exaltado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda. “A mulher tem um papel preponderante na sociedade como um todo, nos órgãos de decisão, na imprensa, no comércio, na indústria, na política e no nosso setor agropecuário, onde ela durante muito tempo ficou à margem de ocupar os cargos de decisão. Para a nossa alegria, atualmente, vemos mulheres tomando conta de grandes negócios, como CEOs de grandes empresas. Parabéns ao Sebrae. É muito bom participar deste evento”, afirmou.

Em sua fala de abertura, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, afirmou que todas as finalistas são vencedoras. “Estamos comemorando a maioridade desse evento, porque há 21 anos este trabalho começou com o Sebrae Nacional, para premiar o empreendedorismo feminino. Estamos aqui não apenas oferecendo uma oportunidade, mas também dando a mão, fazendo com que as mulheres possam ser empreendedoras tanto quanto ou mais do que eles. Todas vocês que estão aqui como finalistas são grandes campeãs! Vocês já ganharam!”, frisou.

O diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, elogiou o alto nível das finalistas. “É uma belíssima oportunidade de a gente premiar as grandes mulheres que fazem o empreendedorismo baiano. Elas já são uma leve maioria de quem empreende no Brasil e nada mais justo do que o Sebrae reconhecer e valorizar essas mulheres que fazem tanto pelo país, por seus negócios e seus colaboradores. Então, é mais do que justo essa iniciativa do Sebrae”, avaliou.

O PSMN reflete a consagração do trabalho de apoio do Sebrae a essas empreendedoras. Foi o que disse a coordenadora estadual do Programa Plural, Rosângela Gonçalves. “Quando a gente vê essas mulheres e essas histórias de resiliência, que são de muita persistência, mas que também são de muita gestão, eficiência e competência, essa junção tão perfeita a gente vê materializada no palco. Estou muito feliz com essa representatividade. Nós estamos mostrando que o empreendedorismo é plural. Tem muita gente bacana fazendo a economia girar e que bom que o empreendedorismo está transformando a vida das maiorias invisibilizadas”, disse. Ela frisa, ainda, que o prêmio este ano refletiu muito a diversidade.

Veja o ranking completo com as vencedoras:

Microempreendedora Individual (MEI)

Olímpia Gomes – Fluency in English – Porto Seguro – @fluencyinenglishschool

Laís dos Santos – MonaLay Moda Étnica – Lauro de Freitas – @monalay.modaetnica

Carla Piaggio – Carla Piaggio Design – Lauro de Freitas – @carlapiaggiodesign

Produtora Rural

Juliana Dória – Agroindústria Bom Sossego – Porto Seguro – @fazendabomsossego

Rosimilia Pereira – Fazenda Passagem Nova – Medeiros Neto – @haras.passagem.nova

Nébia Araújo – EG Sabores – Medeiros Neto – @eg_sabores

Pequenos Negócios

Joana Batista – Made in Rudado Cosméticos – São Domingos – @madeinrudado

Simone Carleti – Scarleti Joias – Luis Eduardo Magalhães – @scarletioficial

Barbara Diana – Instituto Yalodê Cabelos Naturais – Salvador – @seja.yalode

Ciência e Tecnologia

Marina Moterle – Brasil Preserva – Porto Seguro – @umabrisamarina

Livia Suarez – Bicipr3ta – Salvador – @bicipr3ta

Leia Almeida – Capim Pimenta Cosméticos – Salvador – @capimpimentacosmeticosnaturais

Negócios Internacionais

Simone Almeida – Bee2Be – Mata de São João – @bee2bebuzz

Keyti Souza – Tem Dendê Produções – Salvador – @temdende_

INDEX

Com foco em conectar soluções inovadoras, negócios e práticas sustentáveis da cadeia industrial, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia) idealizaram a INDEX: maior evento do setor no estado, que ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.

A programação inclui palestras, workshops, plenárias, rodadas de negócios nacionais e internacionais, missões empresariais e experiências interativas. Participam das ações líderes, especialistas, empresários e autoridades de todo o país para debater agendas voltadas para inovação, sustentabilidade e competitividade.

Estarão presentes no evento empresas dos segmentos petroquímico, mineração, metalmecânico, energia, agronegócio, tecnologia e inovação, cosméticos, moda e couro. Serão 300 empresas expositoras, uma programação com 220 horas e um público esperado de 30 mil pessoas.

A INDEX tem patrocínio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), BYD, Acelen, PetroReconcavo, Suzano, Neoenergia Coelba, Basf, Braskem, Faeb, Senar, Prefeitura de Camaçari, Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Senac e Desenbahia, além de apoio institucional da Sufotur, produção do Bahia Eventos e media partner da Rede Bahia.

 

Related posts

Fotos da final do Campeonato Amador de Juazeiro 2025

América de Sobradinho é campeão juazeirense depois de 34 anos

Resultados dos jogos desta sexta-feira, 19/09/2025