SESI-PE prorroga prazo de inscrição para edital com 690 bolsas de estudo gratuitas para 2026

SESI-PE prorroga prazo de inscrição para edital com 690 bolsas de estudo gratuitas para 2026

Por Carlos Laerte

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) prorrogou até esta sexta-feira (19/09) o prazo de inscrições para o processo seletivo que oferece 690 bolsas de estudo integrais para 2026, destinadas ao Novo Ensino Médio ou ao Projeto Inova Médio. As vagas contemplam estudantes com até 17 anos completos até 31 de dezembro de 2025. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente no site oficial da instituição (pe.sesi.org.br), onde também está disponível o edital completo. Para Petrolina, estão sendo disponibilizadas 90 vagas.

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco prorrogou as inscrições até a meia noite desta sexta-feira (19), do processo seletivo que oferece, ao todo, 690 bolsas de estudo integrais para o Novo Ensino Médio ou o Projeto Inova Médio em 2026. A unidade de Petrolina vai disponibilizar 90 vagas para estudantes que possuírem, no máximo, 17 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2026. A inscrição é gratuita e pode ser realizada exclusivamente no site oficial da instituição (pe.sesi.org.br), onde consta o edital com todas as informações.

As provas acontecerão no dia 19 de outubro de 2025 e os processos seletivos serão realizados por avaliação de língua portuguesa e matemática para os alunos que estejam cursando ou já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. De acordo com a unidade ofertante, os alunos poderão optar pelos itinerários formativos de Aprofundamento, Ensino Médio Integrado e Inova Médio.

Os estudantes que escolherem o itinerário formativo V (Formação Técnica e Profissional), poderão realizar, em parceria com o SENAI-PE, os cursos de eletromecânica; Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Eletrotécnica; Logística; e Informática para Internet. No Projeto Inova Médio, metade das vagas será reservada para mulheres, com o objetivo de aumentar a representatividade da mulher dentro dessa área.

Parte das bolsas integrais serão reservadas para dependentes de trabalhador da indústria ou de Microempreendedor Individual (MEI) enquadrado na categoria industrial e instalado em Pernambuco. Para quem optar por essas cotas, será necessário apresentar documentos comprobatórios listados no edital.

Confira, abaixo, a quantidade de vagas disponibilizadas por unidade:

Araripina – 40
Belo Jardim – 30
Cabo – 80
Camaragibe – 30
Caruaru – 45
Escada – 35
Goiana – 90
Ibura – 45
Moreno – 80
Paulista – 40
Petrolina – 90
Vasco – 85

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Related posts

Fotos da final do Campeonato Amador de Juazeiro 2025

América de Sobradinho é campeão juazeirense depois de 34 anos

Resultados dos jogos desta sexta-feira, 19/09/2025