Setembro Verde: Atletas do paradesporto disputam competições nacionais e internacionais com apoio da Sudesb
Milton Luz compete no mundial de canoagem e paracanoagem maratona na Hungria, enquanto Marcos Paulo disputa etapa nacional de paranatação em São Paulo
Ascom Sudesb – Madson Souza / Créditos: Reprodução/Arquivo Pessoal
Neste Setembro Verde, mês dedicado à inclusão e direitos das pessoas com deficiência, os atletas do paradesporto da Bahia seguem se destacando e em busca de grandes resultados. Os multicampeões, Milton Luz, na paracanoagem, e Marcos Paulo, na paranatação, disputam competições nacionais e internacionais de renome, a partir desta quinta-feira, 04, com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Foi ganhando outro brasileiro, o de maratona, na categoria C1 sênior 20 km, que ele se classificou para o mundial. Milton está em primeiro lugar no ranking nacional da canoagem maratona na categoria C1 sênior e vê sua participação no mundial como um momento de destaque. “Esse torneio é um marco na minha trajetória, porque reúne os melhores do mundo. Estar aqui significa crescimento, aprendizado e a chance de elevar meu nível competitivo”, afirma.
Paranatação
A meta é participar do Campeonato Brasileiro Absoluto, no mês de dezembro. Mas, antes disso, Marcos Paulo Nery tem que superar a Segunda Fase Nacional, que começa nesta quinta-feira, 04, e segue até sábado, 06, na cidade de São Paulo. O atleta que foi campeão da primeira etapa do nacional viajou para a nova fase da competição acompanhado de sua técnica, Verônica Mauadie, com passagens aéreas concedidas pela Sudesb.
Ambos são parte do time da Fundação José Silveira (FJS), que conta também com Antônio Marcos Conceição, que deveria participar da competição e viajaria com apoio da Sudesb, mas se lesionou. O objetivo de Marcos e Verônica é que o atleta fique entre os oito melhores do país na etapa para conseguir as vagas para o Brasileiro Absoluto. Além disso, há o desejo de colocar o clube e o estado entre os seis melhores do país.
Visando chegar bem na competição, Marcos Paulo treinou na Piscina Olímpica da Bahia, nesta última semana antes de viajar. Sua técnica ressalta a importância do treinamento. “Foi uma semana importante que a gente conseguiu focar mais para a competição por ser uma piscina de 50 metros. Conseguimos desenvolver o trabalho de força, potência e velocidade, visando a prova principal dele que é os 50 metros costas”.
Para Verônica, que é medalhista de bronze na prova dos 50 metros borboleta, classe S7, nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, o suporte dado pela Sudesb é fundamental para o desenvolvimento do paradesporto no estado. “O paradesporto hoje tem aparecido bastante graças ao apoio que a Sudesb está dando. Nos liberaram a piscina para treinos e o apoio com passagens aéreas agora. Seria difícil participar de todas essas competições sem esse apoio, então é fundamental para o crescimento e obtenção de metas dos atletas”, diz.