Ubaitaba recebe quarta etapa do Campeonato Baiano de Canoagem e Paracanoagem/2025
Competição é apoiada pela Sudesb, com participação de mais de 130 atletas de 8 a 45 anos, sendo 80% do projeto Remando em Águas Baianas, financiado pelo Governo do Estado
Ascom Sudesb - Hilda Fausto / Fotos WESLEY e MOUSA
A quarta etapa do Baiano de Canoagem/2025 acontece neste domingo, 03 de agosto, a partir das 9h, nas águas do Rio de Contas, em Ubaitaba. Com participação de mais de 130 atletas da base ao alto rendimento, a prova irá reunir competidores de 8 a 45 anos de vários lugares da Bahia, em especial dos municípios de Itacaré, Ubatã, São Félix, Itajuípe, Maraú e também da cidade sede do evento.
Organizado pela Federação Baiana de Canoagem (Febac), a competição tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Cerca de 80% do público participante é oriundo do projeto social Remando em Águas Baianas, integralmente apoiado pelo Governo do Estado por meio da Sudesb e em execução desde 2017 – iniciou com núcleos de iniciação esportiva em Ubaitaba, Ubatã e Itacaré, mas hoje já chega em mais quatro municípios: Camamu, Itajuípe, Maraú e São Félix.
A construção de estruturas físicas para a prática da canoagem também vem avançando no interior, com unidades em Itacaré, Ubaitaba, Ubatã, Camamu e Itajuípe. Ainda em 2025, a Sudesb fará entrega dos núcleos de canoagem de Ibotirama, Maraú e Santo Estêvão, num investimento que soma mais de 3,6 milhões de reais na construção desses três últimos equipamentos.
Destaques – Entre nomes de destaque na prova desse domingo, em Ubaitaba, Dalvan Luz, Cauan Santos Ivo, Matheus Cruz, ex-atletas de Seleção Brasileira de Canoagem pela categoria sênior masculino; Thayne Soares, Yure Barbosa, Cristian Santos, campeões sul-americanos na categoria K1 Júnior; e Adalberto Assunção, campeão brasileiro na categoria C1 Júnior.
As cidades de Ubaitaba Ubatã e Una sediaram as três primeiras etapas do baiano de canoagem e paracanoagem deste ano, que somarão oito etapas no total. As próximas provas serão em Itacaré, Maraú, Canavieiras, encerrando com a oitava em Itajuípe, no mês de outubro.