Última etapa do Campeonato Baiano de Judô 2024 conclui circuito de 13 competições com apoio da Sudesb neste sábado, 14, em Simões Filho
Mais de seis mil inscritos participaram dos eventos estaduais do Tour do Judô em 2024
O Campeonato Baiano de Judô acontece neste final de semana no Ginásio do SESI, em Simões Filho, concluindo um ano cheio de atividades do circuito estadual da modalidade. Ao todo, 13 eventos movimentaram 11 cidades, com um total de 6.332 inscritos, em 2024. A última etapa terá as pesagens nesta sexta-feira, 13, e os combate no sábado, 14, a partir das 8h até por volta das 19h.
Tour do Judô
Caravana do Judô
Além das competições, o Tour do Judô realizou a Caravana do Judô, com o objetivo do fomento da prática da modalidade com escolas das regiões. Elas aconteceram anteriormente às competições. A Sudesb apoiou a realização de dois projetos em cada um dos seus equipamentos – Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, em Salvador; e Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas –, com investimento de R$ 406 mil.
Competições Nacionais
As ações da modalidade no estado também contemplaram pelo segundo ano seguido uma competição nacional – o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 Individual e por Equipes 2024 -, além do histórico de receber algumas das principais competições do continente. Em 2023, foram realizados o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21; a Copa Pan-Americana de Judô Sub-18 e Sub-21; e o Open Pan-Americano Senior Bahia; todos na Arena de Esportes.
“A Bahia, em especial Lauro de Freitas, com a Arena de Esportes, já pode ser considerada a casa do judô no país por causa de um investimento forte do Governo do Estado para a realização destes eventos, que auxiliam no fomento da modalidade, garantindo a preparação e a participação dos nossos atletas. Eventos nacionais como este e de variadas modalidades que têm acontecido em solos baianos lotam nossos equipamentos com um público motivador na torcida para fortalecer cada vez mais o esporte baiano”, pontua Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, acerca do investimento de R$ 460 mil no Brasileiro de Judô.
Ascom Sudesb / Maurício Viana / Fotos: Divulgação/Jonas Farias/Febaju.