UNEB CELEBRA 65 ANOS DA FACULDADE DE AGRONOMIA DO MÉDIO SÃO FRANCISCO (FAMESF)
Texto: André Amorim e Julia Gabriela Ribeiro – Ascom DTCS III
O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da UNEB, Campus III, realiza no dia 13 de dezembro, a partir das 9h, no Auditório Antônio Carlos Magalhães, uma cerimônia em homenagem aos 65 anos da antiga Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (FAMESF). O evento reunirá toda a comunidade acadêmica, ex-alunos da FAMESF e membros da sociedade civil para um momento de celebração do pioneirismo e da história da instituição.
Cerca de 20 anos após sua fundação, a FAMESF passou por uma reformulação e, na década de 80, foi incorporada à Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O espaço da antiga instituição deu origem ao Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III. Até hoje, a FAMESF permanece como uma referência para o curso de Engenharia Agronômica da UNEB, contando inclusive com ex-alunos em seu corpo docente.
O evento representa um reencontro com as raízes da educação superior no Vale do São Francisco. Ao honrar a história da FAMESF, o DTCS III reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional, a formação de excelência e o legado de pioneirismo que, há 65 anos, impulsiona a principal cadeia econômica da região. A cerimônia serve como um convite à comunidade para celebrar o passado e inspirar o futuro da Agronomia e das Ciências no semiárido baiano.
Serviço
Data: 13 de dezembro de 2025 📍 Local: Auditório ACM, UNEB/DTCS, Campus III, Juazeiro. 🕘 Horário: 9h às 12h
Programação
- 9h: Abertura
- 9h30min: Palestra “Histórias da Agronomia na Bahia. Juazeiro e Cruz das Almas” – Prof. Nilton Ndjaka de Almeida (Univasf)
- 10h30min: Lançamento do livro “Agricultura com Propósito. Minha História de Estudante a Profissional” – Autor: Valdemir Pinheiro de Brito (Engenheiro Agrônomo, graduado pela FAMESF em 1988).
- 11h: Homenagem aos 50 anos de Formados da Turma de 1975
- 12h: Encerramento – Apresentação Cultural do grupo musical “Blue Angel’s”, formado por agrônomos da FAMESF (Turma de 1969).