STTAR Juazeiro realiza ação de saúde em referência à campanha do Outubro Rosa

0
122

STTAR Juazeiro realiza ação de saúde em referência à campanha do Outubro Rosa

Texto: Amanda Lima

O evento ofereceu café da manhã, palestra, realização de consultas e exames para trabalhadoras assalariadas rurais associadas

Com o objetivo de promover conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e reforçar a importância do cuidado com a saúde da mulher, neste sábado (14), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) Juazeiro realizou uma ação em referência à campanha Outubro Rosa. A atividade contou com café da manhã, palestra, além da realização de exames preventivos, consultas médicas clínicas e oftalmológicas. A programação foi toda gratuita para as associadas ao sindicato.

A trabalhadora Rural, Elizângela Evangelista, aproveitou o momento para atualizar o cuidado com a saúde. “O que me motivou a vir é a prevenção e tendo uma oportunidade dessa a gente não pode perder”.

Cerca de 50 mulheres foram atendidas na ação. De acordo com a Médica Dra. Amanda Castro, iniciativas como essa proporcionam maior contato da população com profissionais de saúde para tirar dúvidas.

“É um acolhimento que a gente faz aos pacientes, neste mês às pacientes mulheres. A gente as abraça de uma forma mais aprofundada, chega mais próximo delas para promover mais saúde de uma forma mais acolhedora. A gente trouxe essa campanha do Outubro Rosa com a finalidade de alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção, não somente do câncer de mama, mas delas se cuidarem para a vida mesmo, porque a gente trabalha na função de cuidar, e esse cuidar a gente vê na prevenção, diagnósticos precoces, que são as melhores forma de agir”, destacou.

Para a Secretária Geral e Formação Sindical do STTAR Juazeiro, Samara Souza, a promoção de momentos como esse são fundamentais para a valorização das trabalhadoras rurais.

“Para a gente como sindicato é de extrema importância propiciar essa atividade com nossas companheiras. A gente trabalha no dia a dia nas empresas, temos jornadas duplas, triplas, e o cuidado efetivamente com a saúde a gente acaba deixando de lado. O sindicato despertou para isso, para poder trazer para nossas companheiras que o cuidado com a saúde é essencial. Quando a gente cuida da saúde a gente acaba tendo uma qualidade de vida e também prestando um trabalho de qualidade”, finalizou.