Home + ESPORTES Equipes da capital e do interior conquistam títulos das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Bahia 2025 neste domingo, 13

Equipes da capital e do interior conquistam títulos das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Bahia 2025 neste domingo, 13

Disputas do basquete, futsal, handebol e vôlei entre quinta-feira, 10, e domingo, 13, garantem vagas para os eventos nacionais escolares

by Redação
Ascom Sudesb - Maurício Viana e Hilda Fausto

As disputas das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Bahia 2025 foram encerradas neste domingo, 13, em Salvador e Simões Filho. Foram definidos os classificados nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos para os eventos nacionais escolares neste ano nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com equipes da capital e do interior do Estado levantando os troféus.

Entre quinta-feira, 10, e o domingo, 13, cerca de mil estudantes atletas de 23 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) com direito a muita emoção e garra em nove quadras. Além de promover o esporte como ferramenta pedagógica e de inclusão, os jogos funcionam como seletiva para os Jogos da Juventude e os Jogos Escolares Brasileiros, que acontecerão nos meses de setembro e outubro. Os vencedores representarão a Bahia em competições nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

A ação é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudes), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o apoio dos NTEs e das federações esportivas. O investimento total é de R$ 16 milhões.

“Nós reconhecemos o papel do esporte no processo de aprendizagem do estudante. Essa etapa dos Jogos Escolares é também o resultado dos nossos investimentos na infraestrutura esportiva das nossas unidades, construindo e modernizando quadras, piscinas, campos e outras áreas de vivência corporal, com o objetivo de potencializar a escola como um espaço de transformação também através do esporte“, destaca a secretária de Educação, Rowenna Brito.

Dentre os resultados, está o do futsal, que retorna aos Jogos da Juventude após dois anos fora. Os classificados foram o Colégio GEO, de Juazeiro, no 12 a 14 anos masculino; o Colégio Integral, de Salvador, no 12 a 14 anos feminino; Centro de Ensino e Treinamento Integrado de Seabra, no 15 a 17 anos feminino; e o Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento, de Eunápolis, no 15 a 17 anos masculino.

O garoto David Gineli, do Colégio CETEP de Eunápolis, comemorou a classificação. “Conseguimos ganhar e conquistar a vaga para o nacional. Estou muito feliz porque era um título que eu e todos meus colegas queríamos muito. Se Deus quiser, seremos campeões também lá em Brasília.”

Como o estudante atleta pontuou, as próximas paradas serão em Brasília, Distrito Federal, no mês de setembro, entre os dias 05 e 25, com os Jogos da Juventude 2025, para estudantes atletas de 15 a 17 anos; e em Uberlândia, Minas Gerais, para os JEBs de 12 a 14 anos entre 04 e 28 de outubro.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou o empenho conjunto da autarquia com a SEC na realização dos Jogos Escolares da Bahia, desde o planejamento até a execução. “Nos dedicamos à construção de uma competição que ofereça estrutura, acolhimento e experiências enriquecedoras para mais de mil estudantes em cada fase, coletivas e individuais. O esporte é um instrumento de inclusão e transformação social, e é com esse propósito que cuidamos com tanto carinho de um torneio voltado exclusivamente para o público estudantil” afirmou, celebrando a presença do interior.

O destaque ficou para o handebol, que classificou quatro equipes do interior, como o Rotary Clube, de Juazeiro, tanto no feminino quanto no masculino do 12 a 14 anos. A cidade do Norte do Estado também será representada na categoria 15 a 17 anos feminino com o Colégio Lomanto Junior. Já a cidade de Tucano, do NTE 04, de Serrinha, estará presente no naipe masculino com o Colégio de Tempo Integral de Tucano.

Irecê é outro município que estará na fase nacional dos Jogos da Juventude com a equipe do Colégio Edimaster no basquete feminino. O masculino contará com a equipe do Sartre Integral, de Salvador. Já os representantes masculino e feminino do basquete nos JEBs 2025 serão do Sartre Nobel, de Lauro de Freitas.

Os demais classificados foram do voleibol, com o Colégio Militar de Salvador no naipe masculino de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos; do Colégio Marista de Salvador no voleibol de 12 a 14 anos feminino; e o Colégio Perfil, de Salvador, no voleibol 15 a 17 anos feminino.

As expectativas para a edição nacional seguem altas com o investimento do Governo do Estado no esporte, segundo o titular da Setre, Augusto Vasconcelos. “A Bahia é referência nacional em investimento no esporte, do escolar ao alto rendimento. Com a parceria com a Secretaria da Educação, fortalecemos uma política pública que une esporte e educação, formando atletas e cidadãos.”

No entanto, os Jogos Escolares da Bahia 2025 não param por aqui. Os estudantes atletas das modalidades individuais irão buscar as vagas entre os dias 24 e 27 de julho também na Região Metropolitana de Salvador. Serão disputadas as modalidades de atletismo, natação, judô, xadrez, ginástica rítmica, ginástica artística, wrestling, badminton, ciclismo, dentre outras.

 

You may also like

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00

Adblock Detected

DESABILITE O ADBLOCK E NOS AJUDE A MANTER ESSE SITE