UNEB EM DESTAQUE NO SEMIÁRIDO SHOW 2025 COM O PROTAGONISMO DE ESTUDANTES E DOCENTES
Texto: André Amorim – Nucom DTCS III
O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, teve uma participação de grande destaque na 11ª edição do Semiárido Show, um dos maiores eventos de inovação tecnológica para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro. Com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva”, a feira foi realizada entre os dias 26 e 29 de agosto de 2025, em Petrolina (PE), e contou com o protagonismo de estudantes e professores da instituição.
Mais de 30 alunos do curso de Engenharia Agronômica da UNEB atuaram como monitores nas vitrines de campo, espaços onde a Embrapa e instituições parceiras apresentaram mais de 100 tecnologias agrícolas. Nessas áreas demonstrativas, os estudantes tiveram a importante missão de apresentar inovações em cultivo e genética de culturas aos milhares de visitantes, incluindo produtores, profissionais e gestores.
O aluno Jeferson Silva, do 4ª período do Curso de Engenharia Agronômica, destaca que a experiência proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado prático e de conexão direta com o público da feira: “Participar do semiárido show como monitor voluntário é uma oportunidade única e enriquecedora, pois aqui conseguimos ter o contato direto tanto com os pesquisadores de diversas áreas distintas, quanto com os profissionais e produtores rurais. Ademais também podemos adquirir conhecimento e transmitir e aperfeiçoar o que assistimos em sala de aula. No geral é um evento muito dinâmico e didático, que fortalece os laços entre a pesquisa, universidade e discentes”, afirma.
Além do trabalho de monitoria, todas as turmas do curso de Engenharia Agronômica participaram de uma série de atividades de capacitação, workshops, palestras e visitações aos estandes, ampliando seus conhecimentos sobre as tecnologias adaptadas às condições do Semiárido. A presença da UNEB foi reforçada pela participação de professores do departamento, que ministraram palestras e contribuíram com a programação científica do evento.
O Semiárido Show tem como principal objetivo facilitar o acesso a conhecimentos e tecnologias, e a atuação dos estudantes da UNEB reflete diretamente essa missão. Ao se colocarem como agentes de difusão de conhecimento, os futuros profissionais do DTCS III demonstraram seu papel fundamental na construção de um futuro mais produtivo e sustentável para a agricultura da região.