
Brasil x Noruega: triunfo no confronto manterá aceso sonho do hexa
Seleção encara tabu histórico diante dos noruegueses neste domingo, pelas oitavas de final da Copa do Mundo; vencedor avança às quartas
Da Redação – Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A Seleção Brasileira enfrenta a Noruega neste domingo (5), às 17h (de Brasília), no Estádio de Nova Jersey, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Em jogo único, a equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti precisa vencer para seguir na luta pelo hexacampeonato e tentar encerrar um tabu que já dura quase quatro décadas.
O retrospecto entre as duas seleções favorece os europeus. Em quatro confrontos, a Noruega soma duas vitórias e dois empates, mantendo a invencibilidade diante do Brasil. O último encontro ocorreu há 20 anos e terminou empatado em 1 a 1.
Além de quebrar esse tabu, a Seleção busca superar um histórico recente de dificuldades contra adversários europeus em Copas do Mundo. Desde a conquista do pentacampeonato, o Brasil foi eliminado por seleções do continente nas edições seguintes do torneio.
A campanha brasileira até aqui inspira confiança. Líder do Grupo C, a equipe empatou com Marrocos (1 a 1) e venceu Haiti e Escócia por 3 a 0. Na fase eliminatória, garantiu a classificação em uma partida emocionante diante do Japão, vencendo por 2 a 1 com gol de Martinelli aos 50 minutos do segundo tempo.
A Noruega avançou como segunda colocada do Grupo I. A seleção nórdica derrotou Iraque e Senegal, sofreu goleada para a França na fase de grupos e eliminou a Costa do Marfim na etapa seguinte, credenciando-se para enfrentar os brasileiros.
Ancelotti faz mistério
Sem Lucas Paquetá, Carlo Ancelotti ainda mantém dúvida no meio-campo. Gabriel Martinelli e Danilo Santos disputam a vaga, enquanto Raphinha deve iniciar no banco de reservas. Endrick e Neymar aparecem como opções para o decorrer da partida.
Provável escalação do Brasil
Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Gabriel Martinelli (Danilo Santos); Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr.
A partida terá transmissão ao vivo pela TV Globo, sportv, ge, SBT e CazéTV.
Arbitragem
- Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
- Assistente 1: Corey Parker (EUA)
- Assistente 2: Kyle Atkins (EUA)
- Quarto árbitro: Said Martínez (Honduras)
- Assistente reserva: Walter Lopez (Honduras)