Agenda esportiva do final de semana (15 a 17/12), com eventos apoiados pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb 

0
105
Ascom Sudesb 

Na reta final do ano, a agenda esportiva do final de semana com eventos apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), segue intensa. Confira abaixo o que ocorre na capital, Região Metropolitana e interior do estado:  


Karatê – Com o objetivo de manter viva a memória do Mestre Denílson Caribé, faixa preta 9º grau e patrono do karatê brasileiro, a 28ª edição do torneio nacional Taça Denílson Caribé acontece neste sábado, 16, na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, em Lauro de Freitas.  O evento terá início com a abertura às 9h e os duelos às 9h30. 

Válido pelo ranking nacional, inclusive para a participação dos atletas brasileiros em competições internacionais e nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, 455 atletas de todos os clubes filiados à Federação Bahiana de Karatê (FBK) e às federações dos outros estados vinculadas à Confederação Brasileira de Kartê (CBK) estarão presentes. 

Nas modalidades de Katá e Kumitê individual, o Circuito Open Nacional de Karatê é aberto às categorias das divisões de Novos – até faixa verde -, Especiais – faixas roxa, marrom e preta – e Pessoas com Deficiência (PCD).  

 

Motocross – A cidade de Várzea da Roça, na região da Bacia do Jacuípe, recebe o Campeonato Baiano de Motocross 2023 neste final de semana. Os treinos e as vistorias das motos de todos os atletas acontecem no sábado, 16, ao longo dia, enquanto os atletas podem realizar mais treinos no domingo, 17, pela manhã. No mesmo dia, ocorrem as disputas. 

As largadas oficiais das dez provas serão a partir das 12h no domingo, 17, na seguinte ordem: MX1 1ª bateria; nacional; MXF; MX3; mirim A; nacional open; MX2; MX4; mirim B; MX5 e MX1 2ª bateria. A expectativa é que 70 a 100 atletas participem do evento. 

 

Basquete – A última rodada do Campeonato Bahiano de Basquete Adulto e Base Masculino e Feminino 2023 durante este ano acontecem nestes sábado, 09, e domingo, 10, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. O evento segue até o início do ano que vem com as partidas restantes da fase de grupos e as fases finais em quatro categorias masculinas e uma feminina. 

No primeiro dia, a programação inicia às 9h30 com o jogo da classe sub-16 feminina IEM x CEPE Ivan.  Em seguida, jogam Fenix Bahia x ABS Simões Filho, pela sub-23 masculino; GCBCAP x E. Basquete ASBAC, na mesma categoria; e Basteles Nostalgia x GCBCAP, na sub-18 masculina, encerrando a programação. 

A partir das 8h30 do domingo. 17, Fenix Bahia e CEPE Ivan duelam pela classe sub-18 masculina, mesma categoria da partida entre EC Vitória/IEM e FSA R12 Basquete às 12h. No intervalo, por volta das 10h15, o FSA R12 Basquete enfrenta o Fenix Bahia na categoria sub-16 masculino. Já Camaçari e LBLF se enfrentam às 14h30 na categoria sub-23 masculino. A classe adulto masculino terá dois jogos a partir das 16h15: LBLF x UFBA; e E. Basquete ASBAC x Camaçari. 

 

Skate – A última etapa do Circuito Baiano de Skate 2023 será realizada em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) nestes sábado, 16, e domingo, 17. Com aproximadamente 100 competidores em sete categorias da modalidade street – três femininas (mirim, iniciante e amador) e quatro masculinas (mirim, iniciante, amador e master), que é olímpica e estará presente nas Olimpíadas de Paris em 2024, os atletas, entre eles alguns que disputaram o Campeonato Brasileiro de Skate Street 2023 na semana passada, vão disputar os títulos da última prova do calendário deste ano. 

 

Corrida – Ainda em Madre de Deus, há 67 km da capital baiana, cerca de 700 atletas disputam a 1ª Corrida Ouro Negro neste domingo, 17, com a largada às 7h em frente à Câmara de Vereadores na orla da cidade, também local da chegada. Nas categorias geral, militar e PCD, divididos nos naipes masculinos e femininos e nos percursos de 5 km e 10 km, a expectativa é transformar o desafio da primeira edição na cidade em um evento rotineiro e de grande magnitude na cidade.   

 

Boxe – Destinado ao público feminino, a última competição da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia) acontece neste sábado, 16, em um ringue montado nas Quadras Esportivas do Vale das Pedrinhas, no Nordeste de Amaralina, em Salvador. Ao longo da competição, ações de confraternização e empoderamento feminino serão realizadas. 

Na sua 12ª edição, o evento “A força do Boxe Feminino” vai reunir 40 atletas da capital e de municípios do interior em 20 combates nas categorias infantil (13 e 14 anos), cadete (15 e 16 anos), juvenil (17 e 18 anos) e elite (maiores de 18 anos) nos naipes masculino e feminino. 

 

Orientação – A XI Copa Nordeste de Orientação será realizada nas variações orientação floresta e sprint com ordem específica de visitação aos prismas e a participação de cerca de 300 atletas nas categorias juvenil, júnior, adulto, master e senior. Disputado em diversos pontos da capital baiana, a competição inicia na quinta-feira, 14, e segue até o domingo, 17. 

Com a recepção e o credenciamento dos atletas na quinta, 14, os participantes podem fazer um percurso modelo no Parque da Cidade das 10h às 16h. Na sexta-feira, 15, será realizada a cerimônia de abertura, às 14h, e, às 15h, a primeira prova – percurso sprint – no Campus da Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

A prova dois é um percurso longo a partir das 9h do sábado, 16, no Parque das Dunas do Abaeté, em Itapuã. Encerrando a programação, a terceira prova em um percurso médio será no domingo, 17, na Base Naval de Aratu a partir das 9h, com a premiação em seguida por volta das 13h. 

 

Ascom Sudesb