Agricultores familiares participam do primeiro encontro da terceira idade em Massaroca
Com apoio do Sebrae, Fetag-BA e Contag, atividade foi realizada pela associação local e Sindicato dos Trabalhadores de Juazeiro
Por Carlos Humberto para ML Comunicação
Dezenas de agricultores familiares da Região Norte da Bahia participaram do primeiro Encontro da Terceira Idade e Pessoa Idosa, organizado com o apoio do Sebrae e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Juazeiro (STRJ), Fetag-BA e Contag, no último domingo (1º), na sede da Associação Comunitária Agropecuária de Massaroca (ACAM).
Embora o propósito buscasse valorizar o público da terceira idade com o tema “Da raiz ao saber para fortalecer o bem viver”, o evento atraiu um público diversificado interessado na temática e em adquirir conhecimentos através das palestras que integraram a programação.
O analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Edlan Amaral, abordou a temática “Gestão financeira para a melhor idade”, enquanto o psicólogo Pedro de Tasso Filho, falou sobre “A Importância da saúde mental na terceira idade”, assuntos que despertaram a atenção dos presentes.
Para Edlan Amaral, é muito importante esse olhar para a terceira idade. “Primeiro, por poder valorizar esses homens e mulheres do campo, que tanto contribuíram para o desenvolvimento das suas respectivas comunidades ao longo da sua vida. Segundo, por mostrar a importância deles enquanto empreendedores, já que muitos continuam no pleno exercício da sua atividade. O Sebrae se coloca como um parceiro para os empreendedores da melhor idade, estando atento às suas necessidades, sempre em busca de contribuir para a melhoria na qualidade de vida através do empreendedorismo e do conhecimento”, conclui Amaral.
José Alves Duarte, conhecido como Didi, presidente da ACAM, considerou o encontro muito relevante para a vida do trabalhador e da trabalhadora rural. “Somos gratos ao Sebrae e ao doutor Pedro pelos ensinamentos que trouxeram para nós. A abordagem dos temas das palestras fez as pessoas presentes voltarem no tempo em que não existia internet, a luz era de candeeiro e a roupa era lavada na bacia com água de cacimba”.
Josefa Rita da Silva, diretora da Fetag-BA, reforçou o trabalho de todos na organização do encontro e assegurou o apoio da entidade na realização de novas edições. “Foi uma grande oportunidade para resgatarmos a história da nossa gente, tão bem representadas nesse importante evento”, resumiu a gestora Zefinha, como é conhecida.
Um dos idealizadores do encontro, Agnaldo Meira, diretor do STRJ, celebrou os resultados alcançados. “A atividade foi muito importante para poder valorizar o estatuto do idoso, os direitos sociais conquistados, o direito à saúde, a criatividade e o direito ao saber histórico da pessoa idosa. Em nome do sindicato, quero agradecer aos parceiros e apoiadores que contribuíram para a realização desse encontro que é apenas o primeiro de outros que pretendemos realizar”, assegurou o diretor.