Alvorada Festiva e Solenidade Cívica marcam início do aniversário de 145 anos de Juazeiro

0
227

Ascom PMJ

Nas primeiras horas do dia, quando muita gente ainda dormia, os juazeirenses receberam um caloroso bom dia, anunciando os 145 anos de Juazeiro. A tradicional Alvorada festiva, organizada pela Prefeitura de Juazeiro, reforçou que a cidade está em festa e que o dia tem uma extensa programação comemorativa, com eventos para todos os públicos. Circulando por várias ruas centrais e bairros da cidade, a Alvorada comandada por uma animada orquestra, foi aos poucos, acordando os filhos da terra.

“Eu estou muito feliz, porque temos muitos motivos para comemorar. Nossa Juazeiro é uma cidade maravilhosa, promissora e uma referência nacional em diversos setores. Temos um Mercado Produtor, que é o segundo em volume de comercialização no país, retomamos a obra da travessia urbana, que hoje está acontecendo em ritmo acelerado, e uma série de outras ações fruto de muito trabalho de um povo que ama Juazeiro, essa terra linda, banhada pelo Rio São Francisco, com um povo alegre e uma cultura brilhante. Parabéns Juazeiro, que Deus te abençoe cada dia mais para continuar avançando”, disse a prefeita Suzana Ramos.

Muita gente se animou e foi para a porta de casa acompanhar a alvorada festiva. Dona Maria José Souza mora no bairro São Geraldo e todos os anos ela faz questão de acompanhar o cortejo passar na sua rua. “A alvorada é bacana, é muito bom, já acompanho há muitos anos aqui da porta”, disse a juazeirense.

Simone Oliveira também fez folia na porta de casa para iniciar o dia com energia positiva e emanou boas vibrações para Juazeiro. “É uma alegria imensa, Juazeiro é minha cidade natal e amo de coração. Desejo que Juazeiro continue crescendo. Ouvi os fogos e levantei para começar animada o dia dos 145 anos de Juazeiro”, disse a moradora.

E foi com essa alegria que a orquestra circulou, acordando o povo de Juazeiro até chegar na Orla II, onde foi realizada a solenidade cívica de aniversário da cidade.

Solenidade Cívica

Em todos os anos, no aniversário de Juazeiro é realizada a Solenidade Cívica com hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Juazeiro. Este ano, a cerimônia foi na Orla II, onde está concentrada a programação do aniversário da cidade. Além da prefeita Suzana Ramos, estiveram presentes, representantes da Marinha do Brasil, do Comando da Polícia Militar, o deputado estadual Jordávio Ramos, os vereadores Jean Gomes, Gildásio Barão, Bené Marques, Neguinha da Santa Casa, Assis da Apolo, Berg da Carnaíba, Mundeco, Lourival Quirino, secretários da gestão municipal e outras autoridades.

A solenidade cívica contou ainda com uma belíssima homenagem da cantora Elisângela Lima, que interpretou o hino da cidade e em seguida todos os presentes cantaram o tradicional ‘parabéns pra você’ com direito a bolo de aniversário gigante. 

Festival de Poema

Durante a Solenidade Cívica também houve a premiação do Festival de Poema realizado pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Ao todo, 10 alunos apresentaram poesias sobre os 145 anos de Juazeiro no sábado (14), durante a realização do Chá das 5. O terceiro lugar ficou para a poesia do aluno Ismael Barbosa Escola Caic. O segundo lugar ficou com a poesia do estudante Moisés Henrique da Escola Professor Pedro Raimundo Rodrigues Rêgo. A poesia vencedora foi da aluna do 6° ano da Escola Helena Celestino, Larissa Rayane.

Missa Solene

Uma Missa solene celebrada pelo Padre José Filipe Pulayil, às 12h, na Catedral Nossa Senhora das Grotas também integrou as comemorações neste 15 de julho. A prefeita Suzana Ramos acompanhou toda a celebração.

Tem mais festa

Durante todo o dia a programação comemorativa aos 145 anos de Juazeiro segue acontecendo na Orla II da cidade com a oferta de serviços itinerantes da prefeitura em variadas áreas como: saúde, assistência social, educação, educação ambiental, entre outros. Tem ainda competições esportivas, shows musicais e a noite uma grande puxada no circuito do carnaval (Av. Adolfo Viana/Orla I) com Matheus Torres e a Banda Afrodisíaco. A programação segue até o domingo (16), confira:

Programação Copa Fest

Sábado, 15 de julho

14h- Maratona Aquática

15h- Futebol Feminino

16h30- Aula show fitdance

17h- Jiu-jítsu

18h- Apresentação de Hip Hop

Shows musicais a partir das 12h no Parque Fluvial (parte baixa da Orla II)

Tenda da educação (Espaço Kids)

Social Até Você

Saúde em Movimento

Saae Presente

Sesp

Educação Ambiental – Semaurb

Puxada (percurso do carnaval) da Av. Adolfo Viana – Orla I

20h- Matheus Torres

21h- Banda Afrodisíaco

Domingo, 16 de julho

7h – Beach tennis

8h- Vôlei de areia

8h- Competição de Caiaque

Educação Ambiental – Semaurb

Texto: Amanda Franco – Ascom Seculte PMJ

Fotos: Edinázio Dias e Ayrton Latapiat/ PMJ