Aos 27 anos, ex-aluna da EJA revela novos caminhos do conhecimento

0
184
Tamires dos Santos - SESI-PE

Por Carlos Laerte / Clas Comunicação

Ex-aluna da Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA) do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE), Tamires dos Santos é um exemplo de quem não desiste dos seus sonhos. Aos 27 anos, a petrolinense concluiu seus estudos em novembro do ano passado, construiu novos conhecimentos, desenvolveu novas habilidades e, hoje, se prepara para ingressar no curso superior de Direito.

“Entre os inúmeros benefícios da EJA em minha vida, destaco o fato de que hoje administro melhor meus investimentos e aprendi muitas outras competências para dialogar com o mundo”, ressaltou. Após a conclusão da EJA, Tamires acredita ter uma percepção de mundo bem diferente de quando ingressou. Aconselhada por uma amiga e com a cabeça cheia de dúvidas, ela recorda as dificuldades que enfrentou nos primeiros momentos do curso, feito no formato online. “A princípio, achei complicado lidar com disciplinas como Ciências da Natureza, Matemática e Linguagem, mas, com ajuda dos professores, fui aprendendo os caminhos e me apaixonei pelo curso por inteiro”, concluiu.

Enquanto se prepara para o ENEM, a ex-aluna da EJA do SESI- PE divide seu tempo entre os estudos e as atividades do trabalho por conta própria. Tamires comercializa materiais escolares e presta serviço de cabeleireira e depilação.

Inscrições abertas – O SESI-PE está ofertando 200 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA). As inscrições vão até o dia 28 de julho, e podem ser realizadas em qualquer unidade de forma presencial ou pelo e-mail matriculaeja@sistemafiepe.org.br. As turmas terão início no próximo mês de setembro e as aulas poderão ocorrer de forma online ou semipresenciais, dependendo da unidade da rede SESI de Educação. Além de concluir os estudos, o programa permite que o estudante faça um curso de qualificação profissional pelo SENAI-PE.

As vagas oferecidas são destinadas para os interessados em cursar a EJA Ensino Fundamental Anos Finais, voltada para estudantes a partir de 15 anos, ou a EJA Ensino Médio, para quem tem 18 anos ou mais e tem interesse em concluir os últimos anos da Educação Básica.

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: uma foto 3×4; cópia do RG e CPF; cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia do comprovante de residência; e histórico escolar original. Mesmo as pessoas que optarem por realizar a inscrição por e-mail, ou pelos Correios, devem entregar a via original do histórico escolar presencialmente em qualquer unidade do SESI ou na Casa da Indústria, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife.