Botafogo tem uma vitória exemplar no Mundial de Clubes
Por Tony Martins – Fotos: Reprodução TV
O triunfo do Botafogo sobre o PSG por um a zero na noite de quinta-feira (19/06/2025), com gol de Igor Jesus, em jogo válido pela Copa do Mundo de Clubes, foi exemplar.
A diferença econômica entre os clubes e a qualidade do elenco francês não foram suficientes para evitar o inesperado tropeço do PSG, atual campeão europeu, pois, o sistema de jogo implacável dos brasileiros, implantado pelo treinador Renato Paiva e seguido à risca pelos jogadores, mostrou-se eficiente do início ao fim da partida, não permitindo que o adversário encontrasse facilidades para criar.
Na verdade, o jogo do Botafogo foi tão eficiente e pragmático que obrigou o PSG a sair de suas características. Embora tendo a maior posse de bola, no entanto, passou o tempo todo cruzando bolas, sempre interceptadas pela defesa alvinegra.
Um exemplo a ser seguido
O triunfo do Botafogo é algo a ser seguido, inclusive, pela seleção brasileira, visto que se impôs diante da melhor equipe do futebol mundial na atualidade, mostrando força, equilíbrio e habilidade, quando necessário. É importante mencionar que a força e a compreensão tática são condições sem as quais uma equipe não se torna competente para vencer.
O Botafogo além de fazer um jogo organizado, desestruturou o adversário, fato que não tem ocorrido com as equipes brasileiras quando enfrentam os clubes europeus, já que a última vez que uma equipe brasileira venceu um time europeu foi em 2012 quando o Corinthians venceu o Chelsea na final do mundial daquele ano.
A Estrela Solitária brilhou mais que uma constelação, numa vitória épica e emblemática, merecedora de elogios da imprensa mundial.