Brasil e Uruguai fazem clássico sul-americano pelas Eliminatórias 2026

0
229
Créditos: CBF

Da Redação – Carlos Humberto

Com ampla vantagem no retrospecto de confrontos, a Seleção Brasileira visita a Seleção do Uruguai nesta terça-feira (17), no Estádio Centenário, em Montevidéu, a partir das 21 horas, em partida válida pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Segundo dados divulgados pela Gazeta Esportiva, as duas seleções se enfrentaram 78 vezes, com 49 vitórias brasileiras e apenas 20 dos uruguaios, além de 20 empates. Nesses jogos o Brasil balançou as redes 142 vezes e sofreu 98 gols. Outro dado importante, é que desde 1º de julho de 2001 a seleção pentacampeã do mundo não perde para a seleção Celeste, mantendo hegemonia de 22 anos. Na ocasião, o resultado foi 1 a 0 e o jogo aconteceu no Estádio Centenário, em Montevidéu.

No confronto mais recente, válido pelas Eliminatórias para o Mundial de 2022, Brasil bateu Uruguai por 4 a 1 em 14 de outubro de 2021, na Arena da Amazônia, com gols de Raphinha (2), Neymar e Gabigol, descontando Luis Suárez.

O time comandado por Fernando Diniz vem de empate frustrante diante da Venezuela na Arena Pantanal e busca reabilitação para reassumir a ponta da tabela, no momento liderada pela Argentina.

Para isso, o treinador promoveu mudanças em relação à equipe que começou o jogo anterior. Na defesa, os laterais Danilo (machucado) e Guilherme Arena serão substituídos por Yan Couto e Carlos Augusto; no ataque, Richarlyson que vive seca de gols, passará a camisa para Gabriel Jesus.

A classificação atual aponta o Brasil em segundo lugar com sete pontos, enquanto o Uruguai é o quarto colocado com quatro pontos.

Provável time canarinho: Ederson, Yan Couto, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Rodrygo, Vini Jr e Gabriel Jesus.

A partida terá transmissão ao vivo através da TV Globo, em canal aberto, e SporTV.