Campeão do Distrital 2023 será conhecido neste domingo em Maniçoba

0
162

Campeão do Distrital 2023 será conhecido neste domingo em Maniçoba

Decisão envolve as seleções de Maniçoba e de Itamotinga

Da Redação

Considerado uma das competições esportivas mais prestigiadas do Vale do São Francisco, o Campeonato Interdistrital de Futebol do Município de Juazeiro conhecerá o seu legítimo campeão na tarde deste domingo (14). No campo do projeto Maniçoba, o time da casa enfrentará a seleção de Itamotinga, para decidir quem ficará com o título de campeão de 2023, 31ª edição da história do campeonato.

A partida começa às 15h30, com previsão de um grande público. No jogo de ida, realizado em Itamotinga, o confronto terminou empatado em 1 a 1. Outro empate neste domingo favorece Maniçoba que entra em campo com essa vantagem, de acordo com o regulamento da competição. Para Itamotinga se consagrar campeão, precisa vencer por qualquer placar.

Onze títulos estarão em campo, sendo três de Maniçoba e oito de Itamotinga. As duas seleções já decidiram o Distrital em cinco ocasiões, sendo que Itamotinga venceu três (2014, 2018 e 2022), enquanto Maniçoba venceu duas (2009 e 2013).

Com oito títulos, Itamotinga, campeão das três últimas edições, em caso de vitória se junta ao time do Junco, maior vencedor com nove conquistas. Maniçoba é campeão de quatro edições.

O superintende de esportes da Prefeitura Municipal de Juazeiro, Joacir Oliveira, reforça a importância do Distrital que, nas suas palavras, “é a verdadeira festa do futebol do interior de Juazeiro”.

Diz o dirigente: “A expectativa é de um grande momento para o futebol amador da região, ampliado ainda mais com a rivalidade existente entre os dois finalistas que já decidiram o Distrital em cinco ocasiões e farão a sexta final neste domingo. De um lado, Itamotinga lutando pelo quarto troféu seguido, enquanto Maniçoba, diante de sua torcida, vai lutar para enriquecer sua galeria com o quarto título de campeão. Diante desse cenário, só podemos apostar em um memorável espetáculo” pontuou Oliveira.

PREMIAÇÃO E HOMENAGENS

Através de troféus e taças, importantes homenagens serão prestadas a esportistas com histórias ligadas ao Distrital, como é o caso do longevo desportista do Salitre, José Bernardino (Seu Zezé), que dará nome ao troféu de campeão, e a Antonio Vieira (Garapa), eterno dirigente da seleção de Carnaíba, que estará na placa do troféu de vice-campeão.

Segundo o superintendente, além do campeão e vice, haverá premiação para as equipes de Pinhões e do Junco, classificadas em terceiro e quarto lugar, respectivamente, além do artilheiro e do melhor goleiro da competição.

ARBITRAGEM

Allef Dhonathan será o árbitro da decisão, assistido por Geones Lopes e Jonas Araújo, todos do Departamento de Árbitros da Liga Desportiva Juazeirense.

NÚMEROS DOS FINALISTAS

Itamotinga: 8 títulos (1993, 1995, 2001, 2011, 2014, 2018, 2019 e 2022 e 5 vezes vice-campeão.

Maniçoba: 3 títulos (2009, 2013 e 2017) e 4 vezes vice-campeão

Itamotinga: 8 vezes campeão e 5 vice

Maniçoba: 3 vezes campeão e 4 vice

Decidiram o título em 2009, 2013 – Maniçoba campeão e Itamotinga vice

2014, Itamotinga campeão e Maniçoba vice

2018, Itamotinga campeão e Maniçoba vice

2022, Itamotinga campeão e Maniçoba vice