Campeonato Baiano: Uma rodada que vale muito

0
513
Por Tony Martins

Neste domingo (03/03/2024) acontecerá a última rodada do Campeonato Baiano de 2024. Os cinco jogos que findam a primeira fase da competição valem mais do que uma vaga na semifinal da competição, pois, estão em jogo vagas na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e na Série D, todas em 2025. Existe ainda uma possibilidade de até o quinto colocado ser contemplado em competições nacionais, o que motiva mais ainda a rodada.

As chances e luta de cada um:

O Bahia é lider da competição com 16 pontos, vencendo o Jacuipense garante o primeiro lugar. Só ficará de fora, perdendo o jogo e caso haja diversas combinações, ao nosso ver, improváveis.

O Vitória, que ocupa a segunda colocação com 16 pontos enfrenrará o Itabuna em Ilhéus. O time rubro negro briga pela liderança, mas, não está garantido ainda no G4, uma vez que, poderia ser superado por Barcelona e Juazeirense com o quinto colocado que é o Jequié, embora, a diferença de saldo de gols seja amplamente favorável ao Leão da Barra.

Barcelona com 16 pontos, se classifica com um empate diante do Atlético de Alagoinhas no Antonio Carneiro, só perderá a vaga caso seja derrotado e aconteca triunfos de Juazeirense e Jequié contra Bahia de Feira e Jacobina, respectivamente, dependendo também do saldo de gols.

A Juazeirense, ganhando do Bahia de Feira na Arena Cajueiro se manterá no G4. Contudo, poderá perder a vaga para Jequié e Jacobina, caso o Cancão de Fogo seja derrotado e, considerando a disputa com o Jequié, perderá a vaga se o time da terra do sol derrote o Jacobina. O representante do Norte do estado, só perderá a vaga para o Jacobina, perdendo para o Tremendão e o Jegue aplique uma goleada sobre o Jequié que supere uma diferença de 9 gols de saldo.

O Jequié tem 13 pontos, ganhando do Jacobina chegaria a 16. Nesse caso precisa que a Juazeirense não vença o Bahia de Feira ou Barcelona sofra uma derrota diante do Atlético em Alagoinhas, tendo ainda que superar uma diferença de 3 gols de saldo favoráveis ao time de Ilhéus.
O Jacuipense poderá ficar na quinta posição vencendo o Bahia na Fonte Nova e o Jacobina seja derrotado pelo Jequié em casa.

A turma de baixo:

Apenas o Atlético de Alagoinhas depende de si para se manter na Séria A do Baianão: basta vencer o Barcelona. Empatando ou perdendo torcerá por tropeços de Bahia de Feira contra a Juazeirense ou Itabuna contra o Vitória.

O Itabuna que tem 6 pontos, se safa ganhando do Vitória, caso contrário vai torcer pela derrota do Bahia de Feira.

O Bahia de Feira tem que ganhar da Juazeirense e torcer para que Itabuna ou Atlético seja derrotado.