Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, Lauro de Freitas, neste feriado da Semana Santa

0
65
Fotos: Divulgação/Tríade Imagens

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, Lauro de Freitas, neste feriado da Semana Santa

Competição reúne 60 atletas de nove estados no Kartódromo de Lauro de Freitas. Arena de Esportes da Bahia abriga boxes e outras estruturas do evento

Ascom Sudesb – Maurício Viana – Fotos: Divulgação/Tríade Imagens

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira, 28, e sábado, 30, no Kartódromo de Lauro de Freitas e na Arena de Esportes da Bahia. O equipamento da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), receberá os boxes dos competidores de fora do estado, ampliando a capacidade da competição.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora mais uma modalidade que foi abraçada pelo equipamento esportivo para que a Bahia receba mais um importante evento. Além do estacionamento utilizado como uma área adjunta dos boxes, que também ficam na pista do kartódromo, equipamento da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) da Prefeitura de Lauro de Freitas, os vestiários e os banheiros da Arena também serão utilizados pelos participantes.

Fotos: Divulgação/Tríade Imagens

“A Arena de Esportes cada vez mais comprova o intuito para que foi construída dentro de um ciclo olímpico no Brasil: que é ser utilizada pelo máximo de modalidades possíveis. O seu caráter multiuso já foi utilizado por esportes individuais, como ginástica e os esportes de luta em geral, e coletivos, com o futsal e o vôlei, por exemplo. Agora, a casa dos esportes baianos demonstra que sua estrutura anexa também é atrativa, sediando, de forma conjunta, o Campeonato do Nordeste de Kart 2024”, pontua Vicente.

Competição – Organizado pela Associação Baiana de Kart (ABK), a competição contará com cerca de 60 pilotos de noves estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins), divididos em sete categorias: mirim; cadete; F4 junior; F4 graduados; F4 senior; F4 super senior; e F4 super senior master.

Segundo a ABK, em nota, as expectativas dos baianos são as melhores para conquistar bons resultados e até títulos nas sete categorias. “Temos diversos campeões que disputam o evento, desde os mais recentes como Verivaldo Lobo e Francisco Sampaio, até os mais experientes multicampeões, como Alexandre Rosário, Paulo Galleas, Valdemiro Oliveira, dentre outros.”

A programação inicia nesta quinta-feira, 28, com os treinos livres com os motores próprios dos carros pela manhã, a partir das 7h, e pela tarde, a partir das 13h30. Logo depois, será realizado o briefing técnico. Na sexta-feira, 29, pela manhã, as categorias mirim, cadete, F4 graduados, F4 super senior e F4 super senior master realizam, respectivamente, os aquecimentos, as tomadas de tempos e a 1ª fase classificatória. Pela tarde, é a vez de as categorias F4 junior e F4 senior entrarem na pista com a mesma sequência.

Já no sábado, 30, a ordem das categorias segue a mesma para o aquecimento, a 2ª fase classificatória e as finais. As premiações estão previstas para as 16h35. O evento conta com o apoio institucional da Sudesb, da Setrel, da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e da Confederação Brasileiro de Automobilismo.