Candidato do MDB, Andrei Gonçalves é eleito prefeito de Juazeiro
Debutante em eleições, Andrei superou adversários com 48,85% dos votos válidos
Da Redação
Apoiado pelo governador baiano Jerônimo Gonçalves e pelo presidente Lula, ambos filiados ao PT, o juazeirense Andrei Gonçalves, 39 anos, derrotou a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), que lutava pela reeleição, com a preferência de 61.163 eleitores, correspondente a 48,85% dos votos válidos.
A vitória apertada de apenas 4.237 votos de diferença foi consolidada no final da apuração e atesta a polarização entre as partes desde o início da apuração.
O candidato Celso Carvalho (PSD), apoiado pelo ex-prefeito Isaac Carvalho, ficou em terceiro lugar somando 6.750 votos, equivalente a 5,39% dos votos apurados. O quarto candidato, Márcio Jandir (PP), que desistiu antes da eleição, teve o apoio de 367 eleitores (0,29%).
Tão logo teve a confirmação da vitória pelo TSE, o novo prefeito do 5º município da Bahia, ao lado do vice-prefeito Tiano Félix (PT), prometeu que vai governar para todos e acredita numa transição tranquila. Também anunciou a presença do governador do Estado ainda nesta noite para comemorar o triunfo da sua campanha.
Natural de Juazeiro, Andrei Gonçalves tem 39 anos, é casado e pai de dois filhos. Bancário de origem – daí ser conhecido como Andrei da Caixa –, é formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Petrolina (Facape), em Pernambuco, com pós-graduação em Gestão Pública e Mercado Financeiro.
Vereadores eleitos em Juazeiro (BA)
A renovação das cadeiras na Câmara Municipal foi considerada alta, visto que 11 dos atuais vereadores não conseguiram renovar o mandato. Dessa forma, dos 21 assentos, 10 serão ocupados por novos representantes do povo.
A distribuição por partido ficou assim: PP e PSDB lideram e vão ocupar três cadeiras cada, seguido por Republicanos, União Brasil, PDT e SD, que alcançaram duas vagas cada, enquanto PT, MDB, REDE, PL, DC, PV e PcdoB dividiram as sete vagas restantes.
Novos (10)
- Allan Jones (PDT)
- Anna Lara (PP)
- Vania Santos (Solidariedade)
- Ailton Batista (PV)
- Pedro do Salitre (Republicanos)
- Ciel Baiano (Rede)
- Tetê de Bertinho (UNIÃO)
- Capitão Deja Esbaltar (PP)
- Renan Fonseca (DC)
- Ziel Almeida (MDB)
Reeleitos (11):
- Jean Gomes (PSDB)
- Berg da Carnaíba (PSDB)
- Gleidson Azevedo (PP)
- Alex Tanuri (PT)
- Bené Marques (PSDB)
- Dionisio Gomes (PDT)
- Aníbal (Solidariedade)
- Clésio Irmão de Suzana (Republicanos)
- Mitu do Sindicato (PC do B)
- Gildásio Barão (PL)
- Hitallo Marcelino (UNIÃO)
PETROLINA SEGUE COM SIMÃO DURANDO
Em Petrolina (PE), o atual prefeito Simão Durando (UNIÃO), foi reeleito com 107.806 votos, equivalente a 59,16%. Ele superou os rivais Dr. Júlio Lóssio (PSDB), Laura Cavalcanti (PL), Odacy Amorim (PT), Doutor Marcos (AGIR) e Maria Clara (UP).