Carlos Britto, um profissional de muitas possibilidades

0
336

*Carlos Laerte

Na década de 1990, em resposta à coluna ‘Outras Palavras’, que o amigo e hoje secretário executivo de Cultura de Petrolina, Cássio Lucena, escrevia para o Jornal Gazzetta do São Francisco, disse de Carlos Britto ser ele um profissional de muitas possibilidades.

Hoje, acrescento: muitas possibilidades de invenção e reinvenção, dentro e fora da vocação de comunicar, que tanto lhe faz bem a alma. Reconhecido pelos seus feitos no rádio, na publicidade e em momentos expressivos na TV, Carlos Britto se revelou para muito mais além do companheiro de comunicação que fazia entrevistas na Emissora Rural – AM, com um tremendo ‘gravadozão’, onde somente as pilhas pesavam meio quilo.

Fazendo história no rádio também em Juazeiro – BA, com um trabalho revolucionário e agregador na Vale FM, ou desenvolvendo campanhas publicitárias, primeiro na Criação Original, com o inesquecível amigo Juarez Canejo, e depois na Plena, seu voo solo mais brilhante, Britto é uma grata surpresa diária em tudo que se propõe a fazer. Quem aqui não lembra dos versos do jingle da Joalina? E dos ‘textões’ e declarações de amor em áudio e vídeo às duas cidades? Pelos caminhos tortuosos e criativos das campanhas políticas, soube montar equipes profissionais bem alinhadas, ajudando nas vitórias de prefeitos a exemplo de Fernando Bezerra Coelho (Petrolina) e Suzana Ramos (Juazeiro), e deputados estaduais pela Bahia (Jordavio Ramos e Adolfo Viana).

Mas ainda não se extingue o estoque de possibilidades deste menino do Quilometro Dois que ganhou o mundo, adora o que faz e resolveu ser feliz vivendo plenamente do que tece. Quando a internet já se anunciava como o caminho sem volta do jornalismo, ele saiu na frente, lançando um dos primeiros blogs da região. Hoje, além de uma referência nas comunicações e amigo que chega junto em todas as horas, Carlos Britto, também tem se revelado um construtor de horizontes largos com empreendimentos bem-sucedidos, a exemplo da própria agência Plena, da rádio Plena FM e da Grande Río AM.

Mas tudo isso não é tarefa fácil e muito menos algo a se fazer sozinho.A cada passo do caminho havia a palavra certa e de entusiasmo da família, o amor cúmplice e construtor de Dora Britto e do casal de filhos Milena e Víctor, além de uma equipe competente e afinada. Agora, ao receber o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Petrolina, através da Medalha do Mérito Legislativo Dom Malan e Medalha Nilo Coelho, mais alta honraria concedida pelo município, Carlos Britto é só emoção e alegria e faz das possibilidades da ‘Terra dos Impossíveis’ um viver pleno, sem cortes e edições.

*Carlos Laerte é jornalista e poeta.