Carnaval de Todos: Prefeitura de Juazeiro levará para a avenida bloco pelo combate à violência contra a mulher

0
65

Carnaval de Todos: Prefeitura de Juazeiro levará para a avenida bloco pelo combate à violência contra a mulher

Texto: Maiara Santos- Ascom Sedes/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai levar para a avenida durante o Carnaval de Todos, o bloco ‘As Arretadas’. Em sua primeira edição, o trio vai ser comandado  pela cantora Fabiana Santiago. O bloco, com o tema “Se oriente, Rapaz!”, desfila na quinta-feira (29), às 19h. O ponto de concentração será no Shopping Águas Center.  

“É com imensa alegria que teremos um lindo batalhão de mulheres fortes e destemidas, abrilhantando o Carnaval de Todos da nossa Juazeiro. É importante esse tipo de movimento para a conscientização contra a violência de gênero. Unimos a responsabilidade social que temos com a alegria da maior festa de rua, que é o Carnaval e daremos nosso recado na avenida”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

O bloco é parte da programação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, no Carnaval 2024 de Juazeiro. “Pela primeira vez, a Sedes vai atuar no Carnaval de Juazeiro com um bloco chamado “As Arretadas”. Juntas, iremos mostrar nossa força, alegria e a simpatia da mulher juazeirense. Iremos levar para a avenida uma mobilização social com a mensagem de respeito e conscientização da sociedade para o enfrentamento à violência contra as mulheres que tem, infelizmente, ceifado a vida de muitas de nós. Nossa luta é pela vida das mulheres, não importa a época do ano e a gestão liderada pela nossa prefeita Suzana Ramos tem essa sensibilidade, compromisso e, veementemente, tem se engajado nessa causa em favor de nós mulheres”, enfatizou a secretária da Sedes, Nadja Dias.
 
De acordo com a superintendente de Políticas Sociais, Janileide Pereira, o objetivo do bloco é de levar uma mensagem em favor da Mulher e da prevenção às várias formas de violência enfrentada por elas. “Este bloco, nasce por um propósito nobre e busca despertar a consciência coletiva, utilizando a folia do Carnaval de Juazeiro como uma plataforma para disseminar a importância do respeito e da igualdade de gênero. Em meio às cores, ritmos e sorrisos, ‘As Arretadas’ vai levar para a avenida, a missão de inspirar mudanças e promover um Carnaval mais inclusivo e consciente”, destacou a superintendente de Políticas Sociais da Sedes, Janileide Pereira.  

Durante o Carnaval de Juazeiro, a Sedes contará com o apoio e parceria do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Patrulha da Mulher da Guarda Civil Municipal (GCM), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). No setor da Diversidade, o Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) colaborará com a pasta.  

O Carnaval de Todos
A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças abrangerá a Orla II da cidade. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo.

Dica para a folia
Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.

Feriado do Carnaval de Juazeiro
A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014. 

Áudio: Janileide Pereira-Superintendente de Políticas