Centro de Boxe sedia quarta edição do Rainhas Fight neste domingo, 30
O evento apoiado pela Sudesb faz parte das ações do Núcleo Mais Mulheres do Esporte da autarquia estadual para a celebração do março mulher
Ascom Sudesb / Fotos: Divulgação/Rainhas Fight
O Rainhas Fight chega à sua 4ª edição, como um dos principais eventos voltados para o protagonismo feminino nas artes marciais na Bahia. As atividades acontecem neste domingo, 30, a partir das 15h, no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no largo de Roma, na Cidade Baixa.

O evento conta com combates de alto nível nas modalidades de kickboxing e muaythai, proporcionando ao público uma experiência intensa e eletrizante. Mais do que uma competição, o Rainhas Fight é um movimento que incentiva a igualdade de gênero, a superação e o empoderamento feminino dentro e fora do ringue, de acordo com a organizadora da prova desde o início, Geisa
“Com uma estrutura profissional, arbitragem qualificada e apoio das principais entidades do esporte, o evento cresce a cada edição, fortalecendo a presença feminina nas artes marciais e inspirando novas gerações de guerreiras. Nesta edição, o Rainhas Fight faz história ao fechar, pela primeira vez na Bahia, uma equipe de arbitragem 100% feminina, um marco para a representatividade das mulheres dentro e fora do ringue. Essa conquista reforça o propósito do evento de criar oportunidades e fortalecer a presença feminina em todas as áreas das artes marciais”, cita a organizadora.
Com a participação de atletas de diferentes cidades, como Simões Filho, São Francisco do Conde, Candeias, Dias D’Ávila, Camaçari e Salvador, o Rainhas Fight tem como objetivo se destacar como um espaço de oportunidade e visibilidade para lutadoras que buscam reconhecimento e evolução em suas carreiras. A programação conta com a chegada das atletas, às 13h; as fotos das atletas, às 13h30; um encontro com a neuropsicanalista, às 14h; a passagem das regras, às 14h30; e o início do evento, às 15h.
Março Mulher – Homologado pela Federação de Kickboxing da Bahia (FKBA), com o apoio da Federação de Muay Thai Tradicional da Bahia (FMTT-BA) e incentivado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), o evento reafirma seu compromisso com o crescimento do esporte e a valorização das mulheres no mundo das lutas.
“Esse é um evento que tem uma grande importância, sobretudo no mês de março, que nós celebramos o Dia Internacional da Mulher, porque traz a demonstração de luta, literalmente. Nós mostramos para a sociedade que a mulher de fato pode estar em qualquer lugar, onde ela quiser; e que a luta não é só para homens, que é um ambiente também feminino. É um marco”, pontua Juliana Camões, coordenadora do Núcleo de Mais Mulheres no Esporte.
Centro de Boxe – O equipamento da Sudesb segue com o seu objetivo de ser o principal palco das modalidades de lutas e artes marciais no estado. Após três eventos serem realizados no local durante o último final de semana, a agenda cheia do Centro de Boxe segue neste, com mais dois eventos, além do Rainhas Fight: o Cage Master, que acontece a partir das 19h do sábado, 29; e o treinamento da Seleção Baiana de Karatê no domingo, 30, a partir das 8h.
Salvador será o palco de mais uma edição do Cage Masters Fighting Championship. O card principal terá o confronto entre o baiano João Amarante e o paraense Almir Sampaio. Além dessa luta, o evento contará com outros 12 combates, incluindo disputas de MMA, capoeira e extreme dirty boxing, modalidade que se assemelha ao kickboxing, mas permite o uso de cotoveladas e do muaythai clinch. O evento tem como objetivo revelar novos talentos no cenário das artes marciais.
Um dos destaques da última edição do evento, realizada em dezembro na Bahia, foi Alice Pereira. Após se sagrar campeã no Cage Masters, a lutadora assinou contrato com o UFC, o maior evento de MMA do mundo. A força feminina nas artes marciais será trazida à tona novamente com a luta profissional entre Renata Rehulk e Ingrid Gonçalves como uma das duas principais da noite.
Treinamento Seleção Baiana de Karatê – Já no domingo, 30, pela manhã, o Centro de Boxe sedia o treinamento da Seleção Baiana de Karatê, com cerca de 80 karatecas participando da atividade. Eles foram definidos através do ranking da Federação Bahiana de Karatê (FBK) em 2024 e estão se preparando para o qualificatório nacional em Sergipe.
O cronograma de treino inicia às 8h e segue até as 10h, com a modalidade kumitê, com as categorias sub-8 a master (grupo dos novos e especial), sob a responsabilidade do professor João Luiz. Já das 10h às 12h, é a vez do professor Fabrice Chiron ministrar os treinamentos da modalidade kata com os grupos dos novos e especial das categorias sub-8 a master.