Cia Biruta abre inscrições para aulas gratuitas de teatro, em Petrolina (PE)

0
140

Cia Biruta abre inscrições para aulas gratuitas de teatro, em Petrolina (PE)

Os interessados em compor a turma 2024 do Núcleo Biruta de Teatro podem se inscrever até 22 de abril

A temporada 2024 do Núcleo Biruta de Teatro (NBT) vai começar e os interessados em participar das aulas de teatro gratuitas podem se inscrever até o dia 22 de abril, através do link: https://forms.gle/CZ6zgXGPyyVT3RSa7. O projeto de formação cênica mantido pela Cia Biruta de Teatro conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral (2021/2022), e apoio da Prefeitura de Petrolina. Para se inscrever basta ter mais de 14 anos e ser residente na zona oeste do município.

Criado há mais de nove anos, o NBT é um grupo de experimentação cênica que possibilita a aprendizagem teatral em um diálogo permanente com a ideia de comunidade. “Esse é um espaço para partilhar o conhecimento do fazer teatral por meio de oficinas, estudos, leituras e montagens de espetáculos, relacionando-os com questões subjetivas e sociais dos jovens, a partir da reflexão sobre suas identidades e os lugares que ocupam no mundo. Eles aprendem conosco, mas nós também aprendemos com suas experiências de vida”, explica Cristiane Crispim (oficineira do curso), sobre a atuação do Núcleo na comunidade.

O curso terá duração de cinco meses e será orientado pelos integrantes da Cia Biruta, no cineteatro Massangano, da Estação da Cidadania (CEU das Águas), no bairro Rio Corrente. “Durante a oficina abordaremos questões como os princípios da antropologia teatral, a partir de matrizes gestuais de culturas populares do médio São Francisco. Entre as técnicas estão também exercícios de modulação da energia, a partir de elementos da natureza, e jogos de improvisação para criação de dramaturgias do corpo e de cenas”, revela Antonio Veronaldo, também oficineiro do curso.

Assim como aconteceu em 2023, a nova turma do NBT contará com interpretação em Libras, para garantir a acessibilidade de pessoas surdas ao fazer teatral. A expectativa é que sejam oferecidas 20 vagas. Os interessados passarão por uma seleção e o resultado com os candidatos selecionados será divulgado no dia 26 de abril nas redes sociais da Cia Biruta de Teatro. Mais informações através do e-mail: birutaciadeteatro@gmail.com.

O projeto tem coordenação geral de Camila Rodrigues, produção executiva de Leticia Rodrigues e assistência de produção de Amanda Martins. As atividades serão conduzidas pelos oficineiros Antonio Veronaldo e Cristiane Crispim, e as intérpretes de Libras serão Rita Silva e Maria Soares.

Núcleo Biruta de Teatro

Executado há mais de nove anos pela Cia Biruta, o projeto vem facilitando o acesso e o contato mais próximo da periferia com o trabalho artístico teatral. Ao longo dessa trajetória foi possível montar espetáculos como ‘A Insurreição do Amor’ (2015), ‘Ponto Poético’ (2016), o premiado ‘Processo Medusa’ (2017), ‘Corpo Fechado’ (2019), o experimento cênico digital ‘Registro da Humanidade’ (2021), e inúmeras  performances e cenas curtas.

Serviço:

Inscrições: até 22 de abril

Período de curso: 27 de abril a 08 de setembro de 2024

Local de realização: Cineteatro Massangano – Estação da Cidadania (bairro Rio Corrente, Petrolina-PE)

Ficha Técnica:

Realização: Cia Biruta de Teatro

Incentivo: FUNDARPE/Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral – Edital 2021/2022

Apoio: SEDUCE – Prefeitura Municipal de Petrolina

Coordenação geral: Camila Rodrigues

Produção Executiva: Leticia Rodrigues

Assistência de produção: Amanda Martins

Oficineiros: Antonio Veronaldo e Cristiane Crispim

Intérpretes de Libras: Rita Silva e Maria Soares

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>

Youtube: https://www.youtube.com/ciabiruta

Spotify: Cia Biruta de Teatro

Eneida Trindade