Circuito Agro é apresentado de forma virtual para o município de Sobradinh

0
106

Circuito Agro é apresentado de forma virtual para o município de Sobradinho

Encontro tem o propósito de ampliar o alcance do programa dentro do Território Sertão do São Francisco

Por Carlos Humberto

De forma virtual, aconteceu na terça-feira (15), reunião de apresentação do Circuito Agro para o município de Sobradinho, no norte da Bahia, com o propósito de ampliar o alcance do programa dentro do Território Sertão do São Francisco.

Além de Edlan Amaral, coordenador do programa criado pelo Sebrae, participaram Willys Nunes Conceição, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eliane Francisca dos Santos Cruz, chefe do Departamento de Pecuária, Aldercilene Gomes, fiscal de Obras, representantes do município, e Qlianne Martins, Coordenadora da Sala do Empreendedor de Sobradinho.

Parceira do Sebrae em diversas ações locais que visam desenvolver e fortalecer a economia da região, Qlianne Martins, Agente de Desenvolvimento e Coordenadora da Sala do Empreendedor de Sobradinho, enfatizou que “a reunião visou fomentar o poder político-econômico e social dos produtores rurais, a qualidade de vida da população no meio rural e contribuir para o aumento da renda líquida dos produtores rurais”, avaliou.

Para Aldercilene Gomes, fiscal de Obras da Prefeitura, “esse diálogo de parceria entre a Prefeitura de Sobradinho (BA), em especial com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, é de grande importância para as mulheres e homens do campo com conhecimento para que possam empreender, negociar e escoar a produção de forma a fortalecer o meio rural”, elogiou.

Coordenador do programa na região, o analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, acompanha de perto todas as atividades do Circuito Agro em todos os municípios que compõem o território, reconheceu a importância do encontro. “Essa reunião de alinhamento com o município de Sobradinho tem o objetivo de apresentar o Circuito Agro, que a gente entende ter um potencial muito forte no agro, e por isso devemos estar próximos em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município, Sala do Empreendedor e os agentes de desenvolvimento local, criando situações propícias para o crescimento do setor, qualificando e capacitando as pessoas no campo, e buscando facilitar e apoiar para uma melhor gestão de cada empreendimento rural e da consciência empreendedora”, finalizou.

Circuito Agro

Criado pelo Sebrae, o programa Circuito Agro tem um papel importante na formação, preparação e qualificação dos produtores rurais da agricultura familiar do Território do Sertão do São Francisco, formado pelos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Canudos, Uauá, Pilão Arcado, Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes. Para alcançar os resultados esperados, o programa conta com apoio de sindicatos locais, associações, Sala do Empreendedor, secretarias de Agricultura, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), centrais associativas e colônias.