Com grande festa e espírito esportivo, Prefeitura de Petrolina abre oficialmente a 50ª edição dos Jogos Escolares 

0
390

Com grande festa e espírito esportivo, Prefeitura de Petrolina abre oficialmente a 50ª edição dos Jogos Escolares 

Texto: Elaine Barbosa  / Fotos: Erlan Alexandre 

Dentro das comemorações de aniversário dos 128 de emancipação política do município, a Prefeitura de Petrolina promoveu na última sexta-feira (15), no ginásio Osvaldo de Carvalho, a abertura oficial da 50ª edição dos Jogos Escolares. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, alunos e familiares dos estudantes, além de profissionais da Educação, e foi marcada por uma grande festa, com apresentações culturais, desfile de todas as delegações, juramento dos atletas e acendimento da pira e tocha olímpica.  

Na ocasião, também houve a entrega de certificados a pessoas que fizeram história no esporte escolar de Petrolina, como Manoel Gonçalves de Sena, Ivan Raimundo Pinheiro, Marcone Barros, Jailson Sampaio, Otacílio Souza, Josiel Brandão, Emídio José Alves, Daniel Ferreira Costa e José Domingos. A secretária de Educação Cultura e Esportes, Rosane da Costa, destacou a importância dos jogos para a Educação de Petrolina. “É uma competição, mas, sobretudo, uma grande celebração de amizade, dedicação, trabalho em equipe e respeito. 

O esporte transforma vidas. Por isso o prefeito Simão Durando tem sido incansável em investimentos nessa área, e os Jogos Escolares é um deles. Este é um momento de grande alegria para todos nós, pois essa é uma competição que proporciona boas experiências para os estudantes que estão se reunindo para celebrar o esporte, que é um dos mais importantes componentes na formação do cidadão. Teremos pela frente dias de muita disputa saudável, muita entrega e a verdadeira medalha de ouro é o protagonismo dos nossos estudantes e a integração entre as nossas escolas”, ressaltou Rosane da Costa.  

Promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a competição envolve mais de 7 mil alunos matriculados em 64 unidades de ensino das redes Municipal, Estadual, Federal e Particular, os quais disputarão em 10 modalidades esportivas, entre elas Futsal, Vôlei, Handebol, Futebol de Campo, Basquete, Atletismo, Xadrez, Judô, Natação e Futebol Society. As disputas dos jogos escolares começam a ser realizadas nesta segunda-feira (18) e seguem até o dia 17 de novembro. O evento tem como finalidade incentivar a prática esportiva entre os alunos, estimulando o desenvolvimento individual e coletivo. Além disso, visa contribuir para a melhora do comportamento e da concentração dos estudantes. As partidas serão realizadas no Ginásio Municipal Osvaldo de Carvalho, Estádio Paulo Coelho, Parque Josepha Coelho, SESC e SESI.