Com muito improviso, Festival de Violeiros reforça a importância da cultura popular em Petrolina 

0
249
Texto: Jhulyenne Souza – Fotos: Deivid Menezes

Há 38 anos os repentistas se apresentam em Petrolina e mostram ao público o talento do improviso e da viola. O Festival de Violeiros valoriza a cultura nordestina, através da criatividade e transmite humor e alegria para quem assiste. Nessa quarta-feira (12), a Concha Acústica recebeu mais uma edição do evento, realizado pela Associação Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco em parceria com Prefeitura de Petrolina.

A doméstica, Ivani Silva Souza, trouxe sua família para curtir a noite. “Eu gosto de ouvir em casa, acho muito interessante a forma como eles improvisam na hora. Então resolvi trazer minha família para curtir comigo, é uma programação mais tranquila, trouxe até as crianças”, destaca. 

Para abrir a noite, Cícero Galvão e Paulo Maia se apresentaram cantando em duas modalidades. Logo em seguida, começaram as apresentações dos cantadores em dupla, sendo eles: Damião Enésio e Cícero de Sousa, ambos de Serra Talhada; Rogério Meneses, de Caruaru, e Fracinaldo Oliveira, de São José do Belmonte, foram os próximos; seguidos por Antônio José,de Afogados da Ingazeira, e Zé Viola, de Bocâina – PI; Raimundo Caetano e Raulino Silva, ambos de Caruaru, subiram ao palco logo em seguida; Ivanildo Vila Nova, de Campina Grande, e Zé Carlos, do Pajeú de Tabira – PE, também fizeram seus repentes. Para finalizar a noite, o declamador Isnaldo Nogueira também marcou presença. 

As cinco duplas se apresentaram em três modalidades, que tiveram tempo de cinco minutos. Ao final da festa, foram distribuídos troféus para os participantes. O comerciante José Miranda Peixoto destaca a importância desse evento para Petrolina. “Eu venho prestigiar todo ano, acho muito importante ter apresentações como essa na cidade. Assim como o Concurso de Sanfoneiros, o Festival de Violeiros, tudo enriquece muito a nossa cultura. Trouxe toda a minha família para prestigiar junto comigo”, ressalta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here