Competições da 44ª edição dos Jogos Escolares Municipais agitam final de semana da comunidade estudantil em Juazeiro

0
90

Texto: Camila Santana – Fotos: Ednazio Dias – Ascom/PMJ

Neste último final de semana, Juazeiro foi palco de um verdadeiro espetáculo esportivo durante as competições da 44ª edição dos Jogos Escolares Municipais 2024. Com competições nas modalidades individuais, estudantes de escolas das redes municipal, estadual, federal e privada disputaram medalha nas modalidades de natação e badminton, xadrez e judô.

Cada modalidade atraiu seu público, movimentando diferentes pontos da cidade, como o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Instituto Federal da Bahia – Campus Juazeiro (IFBA) e os Colégios Objetivo e Modelo Luís Eduardo Magalhães, gerando um clima de festa e competição saudável. Recepcionados pelo Bode Chicão, mascote dos Jogos Escolares Municipais, os estudantes em competição, compartilharam o sentimento e expectativas durante as disputas por medalhas.

“Eu estou muito feliz por estar participando dessas competições após ter treinado tanto. Minhas expectativas são as melhores possíveis e eu estou super ansiosa para chegar até a final e sair campeã”, contou Mariane de Souza Alves, estudante da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, que disputou a modalidade de xadrez.

Incentivado por familiares e amigos, Nicolas Emanuel Araújo, de 9 anos, estudante da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, falou sobre a paixão pelo jogo de tabuleiro. “O xadrez para mim é um jogo muito bom para eu praticar a concentração e o raciocínio, além de ser uma forma de me divertir”, disse Nicolas.

A Escola Estação do Saber levou medalha em três modalidades. A professora de Educação Física da unidade, Deusinete dos Santos Nogueira, destacou a evolução dos estudantes durante as competições. “É uma felicidade muito grande ver que a Estação do Saber conquistou medalha no xadrez, na natação e no judô. A Estação do Saber possui alunos de 9 e 10 anos participando das competições. Ano passado, a escola foi representada em apenas uma modalidade e, este ano, nós conseguimos participar em diversas outras categorias, como futsal, baleô, natação, xadrez, judô e atletismo e já estamos alcançando resultados incríveis por meio do esforço, disciplina e dedicação dos nossos alunos”, concluiu Deusinete.

Jogos Escolares Municipais

12 modalidades de esporte integram os jogos escolares municipais em 2024, realizados de 13 de maio a 14 de junho. Atletismo, badminton, natação, judô, xadrez, voleibol de areia e de quadra, baleô, futsal, handebol, basquetebol e futebol society integram a grade de competições, divididas entre individuais e coletivas, contemplando os naipes feminino e masculino, nas categorias mirim, pré-mirim e infantil.