Curso de prevenção e combate a Incêndios florestais capacita bombeiros na Agrovale

0
118

Por Carlos Laerte

Um grupo com 50 bombeiros de várias partes da Bahia, concluiu nesta sexta-feira (24), na Agrovale, em Juazeiro, o Curso de Combate a Incêndios Florestais (CBPCIF).

Promovido pelo 9° Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), a iniciativa dedicada a aprimorar as habilidades dos bombeiros e também de cinco funcionários da empresa sucroenergética, começou na segunda-feira (20), com aulas teóricas e práticas, somando uma carga horária de 40 horas.

Durante o curso, os profissionais receberam uma base sólida de conhecimentos e treinamento prático para lidar com incêndios florestais, um dos desafios mais prementes enfrentados pelos bombeiros na região. Entre as disciplinas estudadas, os participantes foram instruídos sobre a legislação e as competências do Corpo de Bombeiros. Também foram discutidos o atendimento pré-hospitalar em difícil acesso, segurança nas operações aéreas, técnicas e táticas no combate a incêndios florestais e a organização eficiente de recursos humanos e materiais.

“Um conjunto de conhecimentos essencial para a coordenação e gerenciamento eficaz de recursos durante as operações de combate a incêndios”, conforme assinalou o Tenente Coronel BM e comandante do 9º BBM, Tarcísio Ribeiro do Vale. O comandante acrescentou ainda, que é vital para todo bombeiro a participação neste curso básico, visando a realização futura de outras formações na área. “Agradecemos o apoio e patrocínio da Agrovale, essa empresa de referência nacional e força amiga, que nos deu todo o suporte necessário para realização e o êxito dessa capacitação”, concluiu.