Daniel Alves é absolvido da condenação por agressão sexual
Da Redação, com informações do GE e EM CIMA DA HORA
A Justiça da Catalunha anulou a sentença por estupro e absolveu o ex-jogador Daniel Alves. Segundo matéria do GE, “Em decisão unânime, o Tribunal Superior da Catalunha decidiu anular a sentença que havia condenado Alves a 4 anos e 6 meses por ter estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, na Espanha”.
A decisão de hoje, diz a sentença, “não significa que o tribunal esteja afirmando que a versão de Alves — de que não houve estupro e que ele teve uma relação sexual consentida com a vítima — seja a correta. Mas os juízes argumentam que, pelas inconsistências, também não podem aceitar a hipótese da acusação como provada. O principal ponto em desfavor da vítima na nova decisão é que, diferente da sentença anterior, não haveria como, apenas com o depoimento da vítima, decidir se houve ou não consentimento”.
Segundo fontes jurídicas, a mulher que denuncia o brasileiro ainda pode recorrer ao Tribunal Supremo, a última instância da justiça espanhola.
A decisão dividiu a opinião pública na Espanha e repercutiu na mídia internacional com posições favoráveis e contrárias à decisão judial.. Segundo o jornal Marca, a decisão é “Totalmente lamentável”, enquanto o apresentador Manu Carreno, da rádio COPE, opinou que “Devemos respeitar”, a decisão judicial.
Como efeito prático da decisão, Daniel Alves já não tem qualquer restrição ou obrigação com a Justiça espanhola e terá de volta seus passaportes, além de não precisar mais se apresentar ao Tribunal toda sexta-feira para assinar uma ata de presença diante da polícia.
Para o jogador, sua família e amigos, a notícia, com certeza, será motivo de comemoração e marcará o início de uma nova etapa na vida de um dos maiores vencedores do futebol mundial.