Delegação baiana de canoagem composta por 180 atletas viaja com apoio da Sudesb para competição nacional
Quatro ônibus saem de Itacaré e Ubaitaba em direção a Lagoa Santa, em Minas Gerais, neste domingo, 08, com vistas ao torneio nacional entre os dias 10 e 15 de setembro
Ascom Sudesb
A magia do Rio das Contas e das águas da Bahia na canoagem vai ser posta à prova mais uma vez no Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2024, que acontece de 10 a 15 de setembro, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Com o apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), 180 atletas de seis cidades do estado irão viajar para a competição.
A expectativa para o evento é grande, porque, além de definir pontos para os rankings nacionais, é através dessa disputa que serão formadas as equipes brasileiras em competições internacionais futuras. “Este ano, estamos mais uma vez fazendo história. A Sudesb entrou com quatro ônibus, quatro passagens aéreas, barcos de carbono, remos de carbono e novos uniformes compostos por calça, casaco, short e camisa polo. Tudo isso para o melhor desempenho da equipe no campeonato nacional”, conta Camila Lima, presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac).
Os quatro ônibus da Sudesb vão transportar atletas de oito clubes das cidades de Ubaitaba, Ubatã, Itacaré, Maraú, São Félix, e Camamu. A partir deste domingo, 08, começa a coleta das delegações em Itacaré e Camamu, seguindo em comboio à cidade de Ubaitaba, onde será completo o time baiano. O projeto da Febac em parceria com a Sudesb – Nadando em Águas Baianas – é responsável por 80% dos atletas da delegação.
São esperados grandes resultados da delegação baiana, de acordo com Camila. “A expectativa é mais uma vez trazer o título para Bahia e assim somar 20 conquistas para o estado. Dentro da delegação que irá participar do Brasileiro, temos atletas campeões de Brasileiros, Sul-Americanos e Pan-Americanos, além de atletas com participação olímpica em Paris”, comenta.
O atleta baiano olímpico que competirá representando a Bahia pela Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) será Jacky Godmann, que disputou a C2500m masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao lado de Isaquias Queiroz. Outro grande nome é o campeão mundial sub-23 Filipe Santana, que disputará pela Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba.
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2024 terá mais de 500 atletas de 54 clubes diferentes do país, que vão disputar a partir de 10 de setembro, com as provas de 1.000 metros, até o dia 12. Nos dias seguintes de competição, acontecerão as provas de 500 e 200 metros.
Ascom Sudesb