Distrito Industrial e Conselho Temático de Meio Ambiente são temas de reunião da FIEPE em Petrolina

0
188

Por Carlos Laerte / Clas Comunicação

A estruturação de um plano de ação para o desenvolvimento do Distrito Industrial de Petrolina e a visita do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE foram os temas principais da reunião mensal da Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF/FIEPE), realizada na tarde da última quinta-feira (20). Durante o encontro, aberto pelo diretor regional, Albânio Venâncio, empresários e representantes de entidades públicas e privadas deram início aos trabalhos do Fórum de Infraestrutura e Desenvolvimento do Distrito Industrial de Petrolina, que deverão prosseguir em outras reuniões plenárias.

Após ouvir críticas e sugestões de melhorias referentes às áreas tributária, de infraestrutura e de segurança do Distrito, a gestora da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Fabiana Macedo, reconheceu a necessidade de restruturação e requalificação do equipamento e pediu mais união aos empresários visando a formação de grupos de trabalho.

O presidente da Abrafrutas e assessor especial do Governo do Estado de Pernambuco, Guilherme Coelho, destacou a importância da indústria para o polo de fruticultura do Vale do São Francisco. “Nossa fruticultura vem crescendo muito em função da tecnologia e da parceria com a indústria. A indústria diminui as dores do agricultor, facilitando a produção, e o SENAI faz um papel excelente nessa parceria que dá certo” ressaltou.

Falando sobre sustentabilidade e mudança climática, o presidente do Contema, Anísio Coelho, fez uma apresentação do órgão consultivo, que atua na defesa dos interesses da indústria pernambucana através de ações ambientais e promoção de seminários, debates, fóruns e missões nacionais e internacionais. “O desenvolvimento industrial de Pernambuco está diretamente relacionado com o cuidado e respeito ao meio ambiente”, frisou.

O 1º vice-presidente da FIEPE, Rafael Coelho, evidenciou a atuação da entidade na legitimação dos trabalhos do Contema e do Fórum de Infraestrutura e Desenvolvimento do Distrito Industrial de Petrolina. “A FIEPE está à disposição para contribuir para a maior eficiência na utilização dos recursos naturais e, junto ao empresariado de Petrolina e a Adepe, a busca de soluções para os problemas do Distrito Industrial”.