Em palestra, representantes da agricultura familiar de Sento-Sé conhecem o programa Desenrola Rural

0
59
Foto: Sebrae

Em palestra, representantes da agricultura familiar de Sento-Sé conhecem o programa Desenrola Rural

Encontro, que também ensinou sobre gestão financeira, aconteceu na Câmara de Vereadores com a participação do BNB e dirigentes sindicais

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

A Unidade Regional do Sebrae em Juazeiro, Norte da Bahia, promoveu em Sento-Sé no último dia 11 de abril a apresentação do programa Desenrola Rural, criado pelo Governo Federal para regularização de créditos de homens e mulheres do campo. Além disso, os participantes tiveram a palestra com o tema “Gestão Financeira para o Homem e a Mulher do Campo”, ministrada pelo analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral.

O Desenrola Rural, que integra o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB) , entrou em vigor no dia 24 de fevereiro de 2025 e possibilita descontos e condições especiais para que produtores possam regularizar sua situação financeira e continuar investindo em sua produção.

A atividade, realizada em parceria com o BNB, aconteceu na Câmara de Vereadores do município com apoio da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal e a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (FETAG) e sindicatos da região, reunindo 35 agricultores e agricultoras familiares do município.

O gerente-geral da agência Juazeiro do BNB, Hugo Santiago, esclareceu como funciona o Desenrola Rural, quais os benefícios, quem pode participar e as condições especiais para quitar as dívidas e ser reintegrado ao mercado novamente. “O evento realizado em Sento-Sé foi um sucesso graças ao apoio de parceiros como o Sebrae, FETAG, CONTAG e, a destacar, a presença dos agricultores e agricultoras familiares. O programa Desenrola Rural é uma realidade e veio para ajudar as pessoas que necessitam de apoio para sanar dificuldades de crédito. Além disso, a palestra ministrada por Amaral, abordando o tema gestão financeira, lembra da importância que é saber gerir os recursos para o sucesso de qualquer empreendimento”, pontuou.

O assessor Sindical da FETAG-BA, Iran Wilker Falcão Torres, destaca quais benefícios o programa pode trazer ao pequeno empreendedor. “Com o Programa Desenrola Rural, quem está inadimplente pode renegociar ou liquidar suas dívidas e voltar a acessar financiamento para fortalecer a produção. O agricultor pode procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do seu Município e saber como aderir”. Torres lembra que o programa Desenrola Rural existe por causa da mobilização social. “É uma conquista do sistema CONTAG e fruto da luta dos agricultores e agricultoras familiares”.

Representante da comunidade de Traíras, a produtora Thaís Marques entende que o evento trouxe informações necessárias. “O encontro foi de extrema valia para conhecer o Desenrola Rural e ganhar capacitação através da palestra. Acredito que o programa vai ajudar bastante os agricultores do nosso município em débito com o banco e eu sou das pessoas que pretende regularizar a situação para voltar a ter acesso ao crédito. Quanto a palestra, digo que foi uma verdadeira aula de conhecimentos sobre um tema tão importante que é a gestão financeira”, ressaltou.

Morador da comunidade Assentamento, o agricultor Nildo Gomes de Oliveira, também em situação de inadimplência, elogiou a reunião. “As condições oferecidas pelo programa facilitam a regularização do débito, além de liberar recursos para que possamos continuar investindo em nosso negócio”.

A presidente da União de Associações do Município de Sento Sé, celebrou mais um evento em parceria: “Foi maravilhoso e aprendi muito. Vamos repercutir entre os produtores rurais que não puderam comparecer para deixá-los informado e não percam a oportunidade de resolver as pendências bancárias existentes e se habilitem a novos créditos para tocar seus negócios”.

A secretária executiva da Secretaria de Agricultura do Município de Sento-Sé, Rosana Carvalho de Almeida, considera a relevância do programa para a região. “É grande a importância a proposta do programa para o desenvolvimento da agricultura familiar da região, setor fundamental para a economia do município. Com o Desenrola Rural, o agricultor e a agricultora ganham a oportunidade de zerar débitos e continuar investindo para o crescimento pessoal e coletivo”.

Na visão do analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral a capacitação cumpriu seu papel de fornecer conhecimento para os agricultores. “A temática apresentada na palestra sobre gestão financeira faz parte do Circuito Agro e busca difundir conceitos, informações e dicas para capacitar o homem e a mulher do campo. Essa agenda realizada em parceria com outas entidades favorece a agricultura familiar, fortalecendo aqueles que estão na lida no campo diariamente e buscam transformar seu trabalho em oportunidades de ganho para o sustento da sua família e o desenvolvimento da comunidade. Esse é o compromisso do Sebrae”, acentua Amaral.