Encontro em Juazeiro reúne representantes de empreendimentos rurais vinculados a cadeias produtivas da região

0
93

Encontro em Juazeiro reúne representantes de empreendimentos rurais vinculados a cadeias produtivas da região

A agenda teve, entre outros objetivos, aproximar as micro e pequenas empresas de compradores e promover o acesso a mercados de forma sustentável

Por Carlos Humberto

Na última quarta-feira (13), a unidade Sebrae em Juazeiro recebeu em sua sede dirigentes do Grupo Hiper Ideal, rede com 23 lojas localizadas na região metropolitana de Salvador e faturamento anual de R$ 1 bilhão. O foco dos executivos foi conhecer as potencialidades e oportunidades dos produtores e empresas do Vale do São Francisco ligadas a diversas cadeias produtivas – dentre elas a fruticultura e a caprinovinocultura – e conversar com os empresários do setor rural identificados com maturidade suficiente para fazer parte do Comércio Brasil, criado pelo Sebrae em 2005.

Segundo o gestor de projetos do agronegócio do Sebrae em Juazeiro, Isael Pina Junior, a prospecção de novos parceiros comerciais gerou frutos e novos negócios foram firmados com empresas locais. Para ele, “o programa Comércio Brasil possibilita aos empreendimentos participantes a ampliação da rede de negócios, para com isso poder melhorar a competitividade no mercado, alcançando novos compradores e, consequentemente, atingir um incremento significativo nas vendas dos seus produtos. Na minha visão, o encontro alcançou as expectativas, graças à adesão dos nossos representantes, interessados em mostrar seus produtos e desbravar novos mercados”, pontua Pina.

O encontro, conduzido pelo consultor Leonardo Costa, graduado em Administração, com pós-graduação em Agronegócios, teve entre seus objetivos aproximar as micro e pequenas empresas de compradores, promovendo o acesso a mercados de forma sustentável por meio de agentes de mercado que viabilizam oportunidades de negócios.

Embora os segmentos atendidos no Comércio Brasil sejam de livre escolha de cada Sebrae estadual, em Juazeiro, Casa Nova e região, a fruticultura e a caprinovinocultura foram escolhidas pelo avanço no desenvolvimento alcançado, com números de repercussão nacional. No entanto, o programa alerta que é importante a observância da capacidade de atendimento das equipes, no que tange às necessidades de preparação das empresas em requisitos de gestão, mercado, produção e tecnologia.