Escola municipal de Juazeiro promove Mostra Cultural e destaca movimentos musicais brasileiros

0
92

Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc /PMJ – Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ

A Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI realizou, nesta terça-feira (28), a III Mostra Cultural Paulo VI, na arena do Centro de Cultura João Gilberto. Com o tema “Uma viagem pelos movimentos musicais brasileiros”, o evento reuniu apresentações de estudantes, representando estilos musicais populares no Brasil e proporcionando uma experiência artística diversificada para os alunos e a comunidade escolar.

Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicalismo e Manguebeat foram alguns dos movimentos musicais estudados pelos alunos e apresentados durante a mostra. “Nós iniciamos o projeto em sala de aula, trabalhando a pesquisa, com todas as disciplinas, para entender o contexto histórico e político da época das canções, as letras, etc. Esse momento da mostra é a culminância de muita coisa que a gente viveu em sala de aula, onde eles colocam em prática o que aprenderam”, explicou a professora de Música do Paulo VI, Franciane Dias.

Em grupos, os estudantes apresentaram dança e um pot-pourri de cada movimento musical. “Foi incrível participar da mostra. No início, estávamos muito nervosos, mas deu tudo certo. Nós aprendemos muito sobre a nossa cultura e mostramos para o público o que pesquisamos”, disse a aluna do 7° ano do Ensino Fundamental, Maria Julia Cavalcante, que apresentou o movimento Tropicália, em um pot-pourri de “Domingo no Parque” (Gilberto Gil, 1968) e “Alegria, Alegria” (Caetano Veloso, 1968).

Na plateia, os pais, professores e convidados vibravam a cada apresentação. “Eu achei muito boa essa iniciativa da escola, a gente vê o que os nossos filhos estão aprendendo, conhece mais sobre a nossa cultura e ainda consegue prestigiar o esforço das crianças nessas apresentações lindas”, pontuou a dona de casa, Vanessa Conceição Rodrigues.

O evento ainda contou com apresentação do Coral em Libras do Paulo VI, com a presença da superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro (Seduc), Willany Cunha, e com a transmissão ao vivo da TV Escola Juazeiro.