Espetáculo Chico e Flor comemora 10 anos com temporada gratuita no Teatro Dona Amélia, em Petrolina (PE)
O espetáculo premiado volta aos palcos do Teatro Dona Amélia com três apresentações gratuitas para escolas públicas do município
Por Eneida Trindade
O espetáculo “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” volta aos palcos do Teatro Dona Amélia, em Petrolina (PE), de 8 a 10 de abril, com uma temporada gratuita para comemorar seus 10 anos. As sessões, exclusivas para escolas da rede municipal de ensino, contarão com interpretação em Libras, incentivo do Governo de Pernambuco, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio da Prefeitura de Petrolina.
Na peça da Cia Biruta de Teatro, Antonio Veronaldo e Camila Rodrigues dão vida a Chico e Flor, dois aventureiros em uma viagem fantástica pelas lendas do rio São Francisco. “Apresentamos as lendas como mote para estabelecer o jogo cênico e desenvolver uma poética ribeirinha a partir de imagens e referências sobre as tradições orais em torno da Ilha do Fogo, localizada em Petrolina (PE). Através desse imaginário, dialogamos com temas atuais, fazendo referências simbólicas à degradação do rio e ao desenvolvimento não sustentável”, conta Antonio Veronaldo, que assina a dramaturgia e a direção do espetáculo.
Nesta temporada, o público contará também com mediação cultural. “Queremos proporcionar uma imersão nas lendas que permeiam o imaginário ribeirinho. No início de cada apresentação faremos uma introdução às lendas, contextualizando sua origem e significados na cultura local. E, ao final, realizaremos um bate-papo com a participação do elenco, da equipe de produção e da barqueira, agricultora e pescadora da Ilha do Massangano, Maria Conceição Nascimento. Nosso objetivo é preparar o público e amplificar sua experiência teatral”, revela Camila Rodrigues, atriz e produtora executiva do projeto.
O Espetáculo
“Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” é um espetáculo com dramaturgia autoral da Cia Biruta de Teatro. A peça narra a história do barqueiro Chico, um barqueiro que conhece o Rio São Francisco como ninguém! Mas ele tem uma missão: enfrentar os monstros da Ilha do Fogo para libertar as lendas e reencontrar sua família. Ao seu lado, Flor, uma menina curiosa e destemida, entra nessa jornada cheia de desafios, mistérios e encantamento.
Prêmios
Desde a sua estreia, em maio de 2015, o espetáculo vem participando de festivais relevantes para a cena artística voltada para as crianças, tanto na cidade e no estado, quanto fora dele. Entre os principais eventos e premiações do espetáculo estão o Prêmio Pernalonga de Teatro 2018; 11º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – Fenatifs (Bahia, 2018); a III Mostra Internacional de Teatro da Paraíba (Sousa, 2017); o 23º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, Recife – PE, 2017), no qual foi indicado a 7 prêmios e ganhou 3 (melhor trilha sonora, melhor iluminação e melhor atriz); o II Festival de Teatro Wellington Monteclaro (Juazeiro – BA, 2017), onde foi premiado na categoria de melhor atriz e escolhido o segundo melhor espetáculo.
Serviço
Quando: 08 a 10 de abril
Horário: Terça e quinta-feira às 9h, quarta às 14h
Onde: Teatro Dona Amélia
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Ficha técnica do espetáculo
Direção e dramaturgia: Antonio Veronaldo
Concepção de cenário, bonecos e formas animadas: Antonio Veronaldo
Elenco: Antonio Veronaldo e Camila Rodrigues
Criação de trilha sonora e efeitos de sonoplastia: Moesio Belfort e Carlos Hiury
Execução de sonoplastia: Cristiane Crispim
Execução de iluminação: Déborah Harummy
Concepção de luz: Carlos Tiago Alves Novais
Criação e ajustes de figurinos e adereços: Leticia Rodrigues e Paulo Júnior
Concepção de cenário: Uriel Bezerra
Concepção e confecção de adereços: Fernando Barros
Confecção de figurino: Maria Rodrigues e Arlete Regina Rodrigues
Confecção de cenário: Nelson Santos Souza, Cristiane Crispim, Hassol e Joana Crispim
Confecção de boneco: Marlus Daniel
Confecção de bonecos de sombra: Antonio Veronaldo
Confecção das espadas: Antonio Veronaldo, Juliene Moura e Paulo Junior
Ficha técnica do projeto
Direção de produção: Cristiane Crispim
Produção executiva: Camila Rodrigues
Produtor/a – assistente de produção: Letícia Rodrigues
Técnica sonoplasta: Letícia Rodrigues
Técnica de iluminação: Deborah Harummy
Contrarregra: Anna Freire
Mediação cultural: Cristiane Crispim e Letícia Rodrigues
Barqueira convidada: Maria Conceição Nascimento Souza
Registro fotográfico: Abajur Soluções
Design gráfico: Fernando Pereira
Social media: Letícia Rodrigues
Assessoria de imprensa: Eneida Trindade
Intérpretes de Libras: Rita Silva
Encontre a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais
Facebook: <https://www.facebook.com/ciabiruta>
Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>
Email: birutaciadeteatro@gmail.com