FBF divulga tabela básica do Baianão 2024; Juazeirense estreia fora de casa

0
101

Tabela básica e regulamento do Baianão 2024 são divulgados

Juazeirense estreia dia 17 contra o Barcelona fora de casa

Comunicação FBF

O torcedor baiano já pode se programar para o maior estadual e mais antigo campeonato do Nordeste. A tabela básica do Baianão 2024 foi conhecida nesta quarta-feira (29), em conformidade com a Lei nº 14.597/2023, denominada de Lei Geral do Esporte (LGE), de 14 de junho de 2023, que passou a determinar o prazo de 45 dias de antecedência ao início da competição para divulgação de regulamento e tabela com datas e jogos a serem disputados.

A tabela traz os confrontos, suas datas e horários. Apenas os locais, que ainda dependem da aprovação dos laudos técnicos dos estádios, serão divulgados posteriormente, na tabela detalhada.

A Federação Bahiana de Futebol também divulgou nesta quarta o regulamento e o plano de ação da competição, que será iniciada no dia 14 de janeiro. A final está programada para 7 de abril.

Fórmula – Os dez clubes participantes (Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória) irão compor um único grupo para a 1ª fase. Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a Semifinal.

Na Semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.

Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. Os dois últimos colocados da 1ª fase estarão rebaixadas para a Série B de 2025.

No total, o Baianão 2024 terá 13 rodadas. Serão nove pela 1ª fase, duas pela 2ª fase (Semifinal) e duas pela 3ª fase (Final).

Confira abaixo a Tabela Básica, Regulamento e Plano de Ação:

Regulamento

Tabela Básica

Plano de Ação