Final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura 2024 levou emoção e títulos para águas, estradas e vegetações de Glória e Paulo Afonso
Percursos sobre belezas naturais e pontos históricos da região, inclusive do Rio São Francisco, atraíram cerca de 150 atletas da Bahia e demais estados do país
Após mais de 24 horas competindo em meio ao frio da noite e madrugada na beira do Rio São Francisco e na vegetação da caatinga e ao sol escaldante do sertão baiano, foram definidos as duplas e os quartetos campeões da Final do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura 2024. A competição aconteceu no último final de semana, entre a sexta-feira, 06, e o domingo, 08, nas cidades de Glória e de Paulo Afonso, no norte do estado.
O território de identidade de Itaparica foi o palco perfeito e amplamente elogiado pelos competidores para a prova cheia de emoção aos campeões. Com mais de 200km divididos nas modalidades canoagem, trekking, mountain bike, orientação, rapel e natação pela região onde cada pedaço conta um pouco da história do Sertão, da rica vegetação característica da caatinga e das águas cristalinas e frias do Rio São Francisco, as primeiras equipes chegaram em um pouco mais de um dia após a largada na sexta-feira, 06, às 22h.
Na variação de duplas, a equipe de Londrina, no Paraná – Carcará -, foi a grande campeã, seguida pelas duplas Surikato, de Alagoas, e Selváticos, que representaram a Bahia. “Juntamente com meu parceiro Elian, nos consagramos campeões dessa prova sensacional, muito difícil, mas muito bem organizada”, comentou Cassiano Mascarenhas, capitão da equipe Carcará.
Na disputa entre os quartetos, o campeão brasileiro foi a equipe Terra de Santa Cruz, que conta com representantes de Pernambuco e da Paraíba ao chegar junto à dupla campeã. As equipes Lobo Guará Curtlo, de São Paulo e Minas Gerais; e Suindara CODAN, de São Paulo e com um representante da Rússia, completaram o pódio. A equipe da casa melhor colocada foi o Aventureiros do Agreste na quarta colocação
Ainda cansado da prova, o capitão da equipe nordestina, Everton Navarro, comemorou a conquista. “A prova aqui em Paulo Afonso foi maravilhosa, com um nível técnico muito grande. A organização da prova está de parabéns e agradeço a Sudesb também, por sempre colaborar para a execução desta prova e de muitas outras.”
Promovida pela Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA) e organizada pela parceria de duas das maiores competições do estado (Bahia Adventure Race e Desafio dos Sertões), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a prova contou com cerca de 150 atletas vindos de várias localizações do Brasil, como São Paulo, Alagoas, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Ceará em busca das últimas pontuações para a definição das posições finais no campeonato nacional.
Além do apoio da Sudesb através do fomento e do patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), a autarquia estadual concedeu um ônibus para facilitar a logística dos atletas baianos, principalmente de Salvador e de Feira de Santana, e forneceu 30 barcos para a Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA). O evento também contou com a categoria open, de 60km, para iniciantes ou aqueles que não estão disputando o brasileiro poderem ter uma experiência semelhante ao trajeto dos principais competidores
“Estamos num evento de nível nacional, com caráter mundial. A Sudesb nos ajudou a montar toda essa estrutura, apesar de ser um campeonato nacional, disponibilizando recursos e suporte financeiro para melhorar a qualidade da prova”, finalizou Vitor Hugo, presidente da FBCA.
Ascom Sudesb / Fotos: Mauricio Viana