Agronegócio

0
1052

Moscamed Brasil é a única instituição no Vale do São Francisco autorizada a monitorar a mosca-das-frutas em pomares que terão mangas exportadas ao EUA

ASCOM Moscamed

A Moscamed Brasil, localizada em Juazeiro (BA), é reconhecida como  referência no Vale do São Francisco no monitoramento e controle de pragas. Na região é a única empresa habilitada a monitorar a mosca-das-frutas (Ceratitis capitata) em pomares destinados à exportação de mangas para os Estados Unidos.

O produtor do Vale do São Francisco que deseja exportar manga para este país  deverá fazer o monitoramento da mosca-das-frutas,conforme determinações do MAPA para controle de pragas, proteção às plantações, a qualidade dos produtos e as regulamentações internacionais e comerciais.

Para exportar mangas para os EUA, os produtores precisam seguir os seguintes passos:

  1. Cadastrar no Sistema de Mitigação de Risco (SMR) nos Órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária e MAPA
  2. Registrar as propriedades exportadoras e fazer a inscrição das Unidades de Produção (UP’s) nas Agências de Defesa Agropecuária (ADAB ou ADAGRO).
  3. Monitorar o controle da praga nas propriedades registradas, com até 6 meses de antecedência do início das exportações (somente feito pela Moscamed). E manter o índice MAD abaixo ou igual a 1.0.
  4. Obter a certificação fitossanitária de origem (CFO), emitida pelo Responsável Técnico (RT).
  5. Realizar o tratamento hidrotérmico da manga.

Jair Virginio, presidente da Moscamed, destaca a importância do monitoramento da mosca-das-frutas para os produtores: “A Moscamed é a única instituição autorizada a conduzir esse monitoramento. Além de ser uma exigência regulatória, é uma questão de responsabilidade social, ambiental e econômica. Nossos profissionais dedicam-se com comprometimento e excelência a essa tarefa. Convido todos os produtores de manga a se juntarem a nós neste processo, pois estamos prontos para esclarecer quaisquer dúvidas e assegurar a qualidade das mangas exportadas.”

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (74) 3612- 5399  ou (74) 988130- 6226 ou ainda pelo e-mail: biofabrica@moscamed.org.br