Jogos Escolares contribuem para o desenvolvimento dos estudantes de Petrolina 

0
196

Texto: Elaine Barbosa – Fotos: Deivid Menezes

Iniciada no dia 15 de setembro, a 50ª edição dos Jogos Escolares bateu recorde de inscritos e conta com a participação de mais de sete mil estudantes das redes Municipal, Estadual, Federal e Particular. Promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, os jogos têm desempenhado um papel fundamental no contexto pedagógico das escolas, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Através dessa iniciativa é possível explorar diversas disciplinas, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente em matemática, português, história, geografia, entre outras.  

Os estudantes, de 7 a 19 anos, de 64 unidades de ensino vão participar das partidas que seguem até o dia 17 de novembro em Petrolina.  Neste ano, estão sendo disputadas 10 modalidades: futebol de campo e society, futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, xadrez, natação e judô. Os confrontos são realizados no Parque Municipal Josepha Coelho, Estádio Paulo Coelho, Ginásio Osvaldo do Flamengo, Univasf, Sesi e Sesc.  

Para o secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia, os jogos escolares estimulam o trabalho em equipe, a disciplina, a superação de desafios e a socialização entre os estudantes. Além disso, proporcionam uma vivência lúdica, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais dos alunos. “O prefeito Simão Durando tem fomentado o esporte em Petrolina e incentivando bastante a participação de todos os estudantes nas disputas, promovendo a inclusão e fortalecendo o espírito de comunidade escolar”, afirmou Jefferson.  

A aluna da Escola Municipal Moisés Barreto, Thalyta da Silva, está participando dos Jogos Escolares, na modalidade de Futsal Feminino. Ela fala da alegria de representar sua insituição na competição e como isso tem contribuído para o seu desenvolvimento em diversas disciplinas. “Os Jogos Escolares, além de nos dar alegria, também proporciona grandes ensinamentos. Alegria porque esporte é lazer, vida e diversão. E ensinamento porque esporte é aprendizado, disciplina e garra. Com o esporte nós aprendemos a lutar por nossos objetivos, a trabalhar em equipe e também aprendemos a lutar, a ganhar e a perder”, disse Thalyta.